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http://hdl.handle.net/11624/480
Autor(es): | Quinhones, Daniele Vieira Bauermann |
Título: | Transformações cognitivo-afetivas nos ambientes virtuais de aprendizagem através de leituras e autonarrativas. |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | A presente dissertação enfoca a temática de como os alunos do curso de Pedagogia de uma universidade situada em Santa Cruz do Sul e alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública federal, em Santa Maria, percebem suas transformações cognitivo-afetivas nos ambientes virtuais de aprendizagem. Dessa forma, este estudo tem como objetivo compreender como os sujeitos/alunos da modalidade presencial e, de diferentes níveis de escolaridade, percebem as suas transformações cognitivo-afetivas através de leituras e autonarrativas realizadas a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem. Para a geração de dados da nossa pesquisa nos ambientes virtuais, criamos um fórum para os sujeitos/alunos do ensino superior e um blog para os sujeitos/alunos do ensino fundamental, ambos intitulados Minhas transformações cognitivo-afetivas no ambiente virtual. A fim de embasá-la teoricamente e analisar as autonarrativas produzidas pelos sujeitos desta, utilizamo-nos da teoria de Maturana e Varela - Biologia da Cognição e dos seguintes marcadores dinâmicos, oriundos do quadro teórico citado: autopoiesis, complexificação pelo ruído e acoplamento estrutural. Numa perspectiva autopoiética, as autonarrativas produzidas pelos sujeitos/alunos da pesquisa no fórum e no blog demonstram que, embora a leitura nos ambientes virtuais tenha sido, algumas vezes, citada como cansativa, constatamos que, no decorrer das suas autonarrativas, especialmente a partir da quarta e última, os sujeitos/alunos (re)organizaram suas percepções sobre leitura nos ambientes virtuais apresentando marcas de uma possível complexificação. Essa complexificação se deu graças ao acoplamento com a tecnologia computador/Internet, que possibilitou uma reconfiguração do sujeito e ampliou o horizonte sobre leituras nos ambientes virtuais de aprendizagem. |
Resumo em outro idioma: | La presente disertación enfocó la temática de cómo los alumnos del curso de Pedagogía de una universidad ubicada en Santa Cruz do Sul y alumnos del 6º año de la enseñanza fundamental de una escuela pública federal, en Santa Maria, perciben sus transformaciones cognitivo-afectivas en los ambientes virtuales de aprendizaje. De esa forma, este estudio tiene como objetivo comprender cómo los sujetos/alumnos de la modalidad presencial y, de diferentes niveles de escolaridad, perciben sus transformaciones cognitivo-afectivas a través de lecturas y autonarrativas realizadas a distancia, en los ambientes virtuales de aprendizaje. Para la generación de datos de nuestra investigación en los ambientes virtuales, creamos un foro para los sujetos/alumnos de la enseñanza superior y un blog para los sujetos/alumnos de la enseñanza fundamental, ambos intitulados Minhas transformações cognitivo-afetivas no ambiente virtual. A fin de embasarla teóricamente y analizar las autonarrativas producidas por los sujetos de esta, utilicémonos de la teoría de Maturana y Varela - Biología de la Cognición y de los siguientes marcadores dinámicos, oriundos de este cuadro teórico citado: autopoiesis, complejificación por el ruido y acoplamiento estructural. Desde la perspectiva autopoiética, las autonarrativas producidas por los sujetos/alumnos de la investigación en el foro y en el blog demuestran que, aunque la lectura en los ambientes virtuales tenga sido, algunas veces, citada como agotadora, constatamos que, en el recorrer de las autonarrativas, especialmente a partir de la cuarta y última, los sujetos/alumnos (re)organizaron sus percepciones sobre lectura en los ambientes virtuales presentando marcas de una posible complejificación. Esa complejificación se dio gracias al acoplamiento con la tecnología computadora/Internet, que posibilitó una reconfiguración del sujeto y amplió el horizonte sobre lecturas en los ambientes virtuales de aprendizaje. |
Nota: | Inclui bibliografia |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Leitura Narrativa (Retórica) Complexidade (Filosofia) Tecnologia educacional |
Orientador(es): | Pellanda, Nize |
Coorientador(es): | Pons, Mônica Elisa Dias |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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