Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Lauro Custódio de | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Formas de compreensão da diferença e processos de normalização nos currículos dos cursos de fisioterapia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Hillesheim, Betina | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis sought to investigate how the curricula of Physiotherapy courses, institutions linked to CREFITO-5, address issues related to ways of understanding the difference and standardization processes, since the therapists work directly with people with physical and mental disabilities, seeking correction of the subject. This research was through looking at plans of the institutions listed disciplines, which were established markers, which refer to addressing the issue of difference. The tools used for analysis of this research are based on Foucauldian concepts of power and governmentality. The analysis pointed out two ways of understanding the difference: difference and diversity and difference as an abnormality, present in the curricula. With respect to standardization processes, physical therapy uses a set of technologies, devices, resources and specific techniques in order to intervene in the so-called abnormality or disability, seeking its correction or approximation of a supposed efficiency. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject.other | Pessoas com deficiência - Reabilitação | pt_BR |
dc.subject.other | Normalização | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/481 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-12T13:35:50Z | - |
dc.date.available | 2015-08-12T13:35:50Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação buscou pesquisar como os currículos dos cursos de Fisioterapia, das instituições vinculadas ao CREFITO-5, abordam as questões relacionadas às formas de compreensão da diferença e os processos de normalização, uma vez que os fisioterapeutas trabalham diretamente com as pessoas com deficiência física e mental, procurando a correção do sujeito. Esta pesquisa se deu através de busca aos planos de disciplinas das Instituições elencadas, os quais foram estabelecidos marcadores, que remetem à abordagem da questão da diferença. As ferramentas adotadas para análise desta pesquisa baseiam-se em conceitos foucaultianos sobre poder e governamentalidade. A análise apontou duas formas de compreensão da diferença: diferença como diversidade e diferença como anormalidade, presentes nos currículos. No que tange aos processos de normalização, a fisioterapia utiliza um conjunto de tecnologias, dispositivos, recursos e técnicas específicas, a fim de intervir na denominada anormalidade ou deficiência, buscando sua correção ou aproximação de uma suposta eficiência. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LaurodeAguiar.pdf | 434.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons