Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Luciane-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA crônica, o leitor e a produção de subjetividade na sociedade contemporânea.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGai, Eunice Piazza-
dc.contributor.advisorcoPellanda, Nize-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis dissertation focuses the processes of construction of meaning that involve the literary chronicle and its meaning for the formation of the reader’s subjectivity in the contemporary society, through the description, interpretation, discussion and reflection of auto narratives which were produced by first year high school students of a federal public school in Santa Maria – RS, after the reading of a chronicle by Luis Fernando Veríssimo. In an autopoietic perspective, the text productions of the research subjects show that the literature can be considered a potential trigger for new configurations of the human being, in a sense that the literary text reading can lead the reader into the reflection, critics and the subsequent transformation of his/her relation with him/herself and with the others. In order to do our research, we have based our studies on the theories by Vigotski, Larrosa, Bruner, Petit, Maturana and Varela, Connely and Clandinin, among others, who approach the topic of this work.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherEscritores e leitorespt_BR
dc.subject.otherSubjetividadept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/484-
dc.date.accessioned2015-08-12T14:13:39Z-
dc.date.available2015-08-12T14:13:39Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação enfoca os processos de construção de sentido que envolvem a crônica literária e seu significado para a formação da subjetividade do leitor, na sociedade contemporânea, através da descrição, interpretação, discussão e reflexão de autonarrativas produzidas, a partir da leitura de uma crônica de Luis Fernando Verissimo, por alunos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública federal da cidade de Santa Maria/RS. Numa perspectiva autopoiética, as produções textuais dos sujeitos da pesquisa demonstram que a literatura pode ser considerada um gatilho potencializador para novas configurações do ser, no sentido de que a leitura do texto literário pode levar o leitor à reflexão, à crítica e à consequente transformação, na sua relação consigo e com o outro. Para embasar a nossa pesquisa, utilizamo-nos da teoria de Vigotski, Larrosa, Bruner, Petit, Maturana e Varela, Connely e Clandinin, entre outros, que tratam do assunto em questão.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianeVieira.pdf448.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons