Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/487
Autor(es): Renner, Fabiani Waechter
Título: O olhar afetivo/cognitivo no atendimento à família do recém-nascido prematuro na formação acadêmica do Curso de Medicina da UNISC.
Data do documento: 2012
Resumo: Essa dissertação teve por finalidade avaliar a construção do processo subjetivo e cognitivo de cinco acadêmicos de Medicina por ocasião de suas passagens no internato, no estágio na pediatria, em relação à formação do vínculo dos pais com o recém-nascido prematuro que se encontravam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Posturas e práticas em Unidades de Terapias Intensivas Neonatais são permeadas por conflitos (ruídos), negociações e adaptações ao trabalho, constituindo um desafio na construção de um modelo assistencial humanizado, que alie diferentes tecnologias, respeito e acolhimento às necessidades intersubjetivas dos pacientes, profissionais e acadêmicos de Medicina, ou seja, quis propor uma abordagem complexa. A pesquisa ocorreu na UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz onde cinco alunos do internato em Pediatria conversaram com pais de um prematuro que se encontrava na unidade. A pesquisa foi do tipo qualitativa e observatória, sendo a metodologia aplicada em algumas etapas, onde os alunos descreviam em autonarrativas o que sentiram ao saber do enfrentamento com o pais e após o que os provocou, assim como respondiam a um questionário tendo os objetivos específicos como foco. A análise dos dados foi construída a partir de marcadores teóricos escolhidos conforme os autores envolvidos. Ficou evidenciado que cada acadêmico avaliado transformou-os após os ruídos enfrentados, havendo uma autoorganização pessoal deixando-os com uma visão mais subjetiva e complexa dos desafios a serem enfrentados na vida profissional. Na modernidade, a Medicina está voltada à doença e não ao doente, afetando a cognição, a sensibilidade e a subjetividade dos profissionais médicos. A atualização técnico-científica é apenas um dos aspectos da qualificação da prática médica e não seu foco central. A formação engloba aspectos que envolvem a produção da subjetividade, de habilidade técnicas e de pensamento, assim como a sensibilização perante situações de extrema complexidade onde é necessário entender e compreender os sentimentos (a mente) dos seres vivos, ocorrendo a autopoiese.
Resumo em outro idioma: This dissertation aimed to evaluate the subjective and cognitive process construction of five Medical School academics during their time in the boarding school at Pediatrics internship, in relation to the formation of the parental bond with the premature newborn located at the Neonatal Intensive Care Unit. Attitudes and practices in the Neonatal Intensive Therapy Units are permeated by conflict (noises), negotiations and adjustments at work, constituting a challenge in building a humanized care model, combining different technologies, respect and hosting the inter subjective patient’s needs, medical professionals and academics, i.e. Propose a complex approach. The research occurred in the Neonatal ICU of Santa Cruz Hospital where five Pediatric internship students talked with parents of a premature baby. The research was qualitative and observatory and the methodology was applied in steps, whereas the students described in auto narratives what they felt to face the parents and after what triggered their feelings, as well as responded to a questionnaire with specific objectives as a focus. The analysis of the data was constructed from theoretical markers chosen from the authors involved. It was evidenced that each academic internship examined changed after the noises faced, with a self-organization leaving them with a more subjective and complex vision of the challenges to be faced in the professional life. In modernity, the medicine is focused on disease and not the patient, affecting cognition, sensitivity and subjectivity of medical professionals. Technical-scientific update is only one aspect of the qualification of medical practice and not its central focus. The training includes aspects that involve the production of subjectivity, technical skill and thought, as well as awareness in situations of extreme complexity where it is necessary to understand the feelings (the mind) of living beings, occurring the autopoiesis.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Médico e paciente
Prematuro
Educação médica
Unidades de terapia intensiva pediátrica
Neonatologia
Médicos - Aspectos psicológicos
Orientador(es): Pellanda, Nize
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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