Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRichter, Aline Cardoso-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleLições e desafios da educação de bebês no município de Lajeado-RS.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorRichter, Sandra Regina Simonis-
dc.contributor.advisorcoGustsack, Felipe-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractIn order to promote visibility of daily practices in and of the nursery and therefore achieve the complexity of teaching babies, the research remained in the conceptions of professional Nursery Schools Early Childhood Education of the City of Lajeado-RS with the aim to understand how they became infant’s teachers and contributed to thinking the training of professionals’ daycare. Taking the conception of childhood as a cultural event, the study highlights the educational pathways of babies and the historical constitution of teaching in nursery as a subsidy to approach and explore the conjunction between quantitative and qualitative approaches in educational research. Since the methodological strategy in order to generate uses, at first, two questionnaires: one aimed at professionals working in the nursery and the other directors of schools of the municipality kindergarten Lajeado / RS, totaling 18 and 29 questionnaires respectively. Secondly, it invokes on semi-structured interviews with five professionals in order to focus at the career, training, the role of kindergarten and nursery, including babies with in everyday activities and difficulties, the specifics of the profession and advices for professionals intend to work with babies. The reading and interpretation establishes a profile of both the directors and professionals who are dedicated to the routine of babies in collective spaces of education in this city and notes the difficulty that nursery professionals address the specific knowledge of their pedagogical action given by the nonrecognition of the autonomous power of the baby, conceiving him/her as a student, while being totally dependent on their faults, the action of teaching adults. Thus, the challenges for education of babies in the municipality of Lajeado consist of both: overcome the tendency to split the actions of caring for and educating as much as the model based on school education. Therefore, it is important to contribute to the demystification of the idea of simplifying what is complex in the education of babies and make oneself ready to deal, throughout the formation of specific teaching, the reproduction of the school model in childcare. The lesson to be pursued in the educational debate is to learn to interrogate the problem posed by the babies to pedagogy and child education in their struggle for the right to childhood.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEscolas maternais - Lajeado (RS)pt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCreches - Lajeado (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/488-
dc.date.accessioned2015-08-12T16:34:58Z-
dc.date.available2015-08-12T16:34:58Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNa intenção de promover a visibilidade das práticas cotidianas no e do berçário e assim alcançar a complexidade da docência com bebês, a investigação se deteve nas concepções das profissionais do berçário das Escolas de Educação Infantil do Município de Lajeado-RS para compreender como se tornaram professoras de bebês e contribuir para pensar a formação dos profissionais das creches. A partir da concepção de infância como acontecimento cultural, o estudo destaca os percursos educacionais dos bebês e a constituição histórica da docência no berçário como subsídio para aproximar e explorar o encontro entre as abordagens quantitativa e qualitativa na pesquisa educacional. Como estratégia metodológica para geração de dados utiliza, no primeiro momento, dois questionários: um direcionado às profissionais que atuam no berçário e outro às diretoras das Escolas de Educação Infantil do município de Lajeado/RS, totalizando 18 e 29 questionários respectivamente. No segundo momento, recorre à entrevista semi-estruturada com cinco profissionais para deter-se na trajetória profissional, na formação, no papel da creche e do berçário, no cotidiano com bebês incluindo atividades e dificuldades, nas especificidades da profissão e conselhos para profissionais que pretendem atuar com bebês. A leitura e interpretação estabelece um perfil tanto das diretoras quanto das profissionais que se dedicam ao cotidiano com bebês em espaços coletivos de educação neste município e constata a dificuldade das profissionais do berçário enfrentarem os saberes específicos de sua ação pedagógica dada pelo não reconhecimento do poder autônomo do bebê, concebendo-o como aluno, enquanto ser totalmente dependente, em suas faltas, da ação de ensinar do adulto. Assim, os desafios para educação de bebês no município de Lajeado consistem em superar tanto a tendência de cindir as ações de cuidar e de educar quanto o modelo pautado no ensino escolar. Para tanto, torna-se importante contribuir para a desmistificação da ideia de simplificar o que é complexo na educação de bebês e dispor-se enfrentar, através da formação docente específica, a reprodução do modelo escolar nas creches. A lição a ser perseguida no debate educacional está em aprender a interrogar o problema posto pelos bebês à pedagogia e à educação infantil em sua luta pelo direito à infância.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlineRichter.pdf11.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons