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dc.contributor.authorAzambuja, Guaraci de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAlunos de medicina em processo de autoavaliação.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMartini, Rosa Maria F.-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe history of the education, that keep pace with the history of the humanity, has a dynamic behavior in what refers to the evolutionary process; just like the evaluation, that although inherent to the educational process, is subject of deep discussions and reason of many studies The medical education, suffers also with evaluation dilemmas, being very important that the graduates have complete control of their medical abilities, even that, many times, we have doubts if the medical formation has been considered satisfactory. Therefore, the purpose of this study is that the students of a determined graduate course could self-evaluate in what refers to the learning of the competences established in the pedagogic project of the medicine course. A protocol was elaborated started from the evaluation files used in the final stage of the medicine course, which includes the last four semesters. The elaborated protocol went through an analysis of another six professors of the same medicine course not from the curricular internship, which for their part did some modifications according to what they thought important in the respective students training. Because it’s a qualitative study, the protocol response wasn’t mandatory. It was spontaneously responded by the academics. As a result, I mainly contrast the students’ ability of self-evaluation of having conditions of acting at health primary level, the competence of working as a team and the fact of having a high positive opinion about their graduate school. All the difficulties mentioned by the students are relevant to any medical professional who is already acting as such, showing the prudence and seriousness they handle the complex medical formation. Key-words: Education, Medical Education, Self-evaluationpt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação médicapt_BR
dc.subject.otherEstudantes de medicina - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherAutoavaliaçãopt_BR
dc.subject.otherMédicos - Formaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/493-
dc.date.accessioned2015-08-12T18:58:56Z-
dc.date.available2015-08-12T18:58:56Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA história da Educação, que acompanha a história da humanidade, possui um comportamento dinâmico no que se refere ao processo evolutivo; assim também a avaliação, que embora inerente ao processo educativo, é tema de profundas discussões e motivo de muitos estudos. A Educação Médica também sofre com os dilemas da avaliação, sendo muito importante que os egressos tenham pleno domínio das suas habilidades médicas, mesmo que, muitas vezes, tenhamos dúvidas de que realmente tenha sido satisfatória a formação médica. Desta forma, o presente estudo objetivou que os alunos do curso de graduação de medicina da UNISC se autoavaliassem no que diz respeito ao aprendizado das competências estabelecidas no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. Para isso, foi elaborado um protocolo, a partir das fichas de avaliação utilizadas no estágio final do curso de Medicina, que compreende os quatro últimos semestres. O protocolo elaborado passou por uma análise de outros seis professores do mesmo curso, que não do internado curricular, que por sua vez realizaram algumas modificações, no sentido do que esses achavam também de importância na formação dos respectivos alunos. Por se tratar de um estudo de cunho qualitativo, não houve obrigatoriedade de resposta do protocolo, sendo esse respondido de maneira espontânea pelos acadêmicos. Como resultado, é importante destacar a capacidade com que os alunos se autoavaliaram em possuírem condições de atuar ao nível primário de saúde, a capacidade de atuar em equipe e ao fato de reconhecerem de maneira positiva a sua escola de formação. Todas as dificuldades mencionadas pelos alunos são pertinentes a qualquer profissional médico que já esteja em atuação profissional, retratando a prudência e a seriedade com que abordam a complexa formação médica.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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