Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/495
Autor(es): Marion, Ursulina Rozete Antunes
Título: Plano Nacional de Educação : os discursos sobre as metas educacionais nas revistas Veja e Época.
Data do documento: 2012
Resumo: Na presente dissertação, efetuou-se uma reflexão sobre as metas educacionais do plano nacional de educação, Lei nº 10.172/2011 junto aos artigos referentes à educação das revistas Veja e Época. O objetivo dessa pesquisa foi problematizar alguns discursos que tratam das metas educacionais do PNE 2011 na mídia impressa. Entende-se que a mídia é um importante campo de produção de subjetividades, que interpela os sujeitos, constituindo suas formas de ser, apreender e viver. O estudo situa-se no campo dos Estudos Culturais, especialmente com sua articulação com o legado analítico de Michel Foucault. Nesta perspectiva, o trabalho centrou-se na investigação do modo como os textos das revistas, no período de 2009 a 2010, constituem-se como estratégias de governamento da população, a partir da produção de formas de ver, fazer e compreender a educação brasileira, mediante as noções de metas educacionais e qualidade de ensino.
Resumo em outro idioma: This dissertation focuses on educational goals of Plan for education Plano Nacional de Educação, law 10.172/2001 togheter with the articles relating to education in the magazines Veja and Época. This research aimed some speeches dealing problematize the discourses that address the educational goals of the PNE 2001, printed media. Means that the media is an important field of production of subjectivity that challenges the subjects, constituting its forms especially being in the forms of learning and living. O study lies in the field of cultural studies, especially with its interaction with the legacy analytical Michel Foucault. In this perspective, the work focused an research of how the texts of said magazine in the period between 2009 and 2010, with strategies constitute the population of government, from the production of ways of seeing, doing, and understand the Brazilian education, through the notions of educational goals and teaching quality.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Plano Nacional de Educação (Brasil)
Educação - Brasil
Educação e estado - Brasil
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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