Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campos, Juliana Durand de Oliveira | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Governar os excluídos para gerenciar os incluídos : o que as altas habilidades/superdotação têm com isso? | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cláudio José de | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This study sought to problematize the excluded governmentalisation for managing included students with high abilities / giftedness. We used a set of tools for analysis, taken from the field of Foucauldian Studies in Education, approaching, touching the research with poststructuralist trends, as well as the discussions that refer to normality / abnormality and risk management by the school, through the training of teachers for this rationality. My analyzes were performed from discussions with a group of thirteen subjects, students from the Special Education at Concordia University Contestado / SC, through the National Teacher Training Basic Education (PARFOR) The survey was conducted with qualitative methodology through discussion groups and aims to discuss a school that does not seem to be prepared to see students with high abilities / giftedness in their core, these students that although invisible comes to getting labels from that can be managed. The rummage, classification, rule, all that is very present in the discussions on this matter and are focused on research. The unpreparedness, lack of preparation, initial and continuing training are also integral parts of the research appearing repeatedly in discussions Thus, governmentality problematic in the sense that all are captured and managed in whitespace school, which was intended to study, implying teacher education in the sense of being part of gear for rationality inclusive. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação especial - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Superdotados - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/497 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-12T19:29:52Z | - |
dc.date.available | 2015-08-12T19:29:52Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo se propôs a problematizar a governamentalização dos excluídos para o gerenciamento dos incluídos, alunos com altas habilidades/superdotação. Foi utilizado um conjunto de ferramentas para as análises, extraídas do campo de Estudos Foucaultianos em Educação, aproximando, tangenciando a pesquisa com as tendências pós-estruturalistas, assim como as discussões que se referem à normalidade/anormalidade e ao gerenciamento de riscos pela escola, através da formação de professores para esta racionalidade. Minhas análises foram realizadas a partir de discussões realizadas com um grupo de treze sujeitos, alunas do curso de Educação Especial da Universidade do Contestado em Concórdia/SC, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) A pesquisa realizou-se com caráter qualitativo através da metodologia de Grupos de Discussão e tem por objetivo problematizar uma escola que parece não estar preparada para visualizar os alunos com altas habilidades/superdotação em seu núcleo, alunos estes que, embora invisibilizados, vem recebendo rótulos para que a partir disso possam ser gerenciados. O esquadrinhamento, a classificação, a norma, tudo isso está bastante presente nas discussões acerca deste assunto e são focalizados na pesquisa. O despreparo, a falta de preparação, as formações iniciais e continuadas, também são partes integrantes da pesquisa aparecendo recorrentemente nas discussões Assim, a governamentalidade problematizada no sentido de que todos sejam capturados e gerenciados nos espações escolares, foi o que pretendeu o estudo, implicando a formação de professores no sentido de fazerem parte da engrenagem para a racionalidade inclusiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JulianaDurand.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons