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dc.contributor.authorDüren, Ricardo Luis-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMais real que a realidade : a obra 1808 e o uso de elementos da narrativa literária pelo jornalismopt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSoster, Demétrio de Azeredo-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis dissertation studies complexification which is established as a result of the dialogue existing between journalism and literature. It observes what happens when journalism, although it was previously legitimated as a reality transmitter, uses literary narrative artifices – especially, the effect of real – to enlarge the legitimacy of its speech. Through the scope of Roland Barthes (1984), it is recognizable that the effect of real is understood as a literary resource, used in the text, with the function of giving an authentication (or veracity) sensation to the narrative, because it uses a detailed description of each scenario where the reported facts happen. The research is carried out by narratological bias and adopts as corpus the 1808 writing: How a mad queen, a fearful prince and a corrupt court deceived Napoleon and changed the History of Portugal and Brazil, which was written by the journalist Laurentino Gomes (2007), and indexed as a journalistic narrative, having the shape of a book-report. It is understood that the use of literary artifices in journalism, such as the effect of real, is a component which may generate new meanings, and among them a new offer, more intense, of legitimization.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherReportagem em forma literáriapt_BR
dc.subject.otherJornalismo e literaturapt_BR
dc.subject.otherRealidade na literaturapt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherAutenticaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/501-
dc.date.accessioned2015-08-14T12:02:18Z-
dc.date.available2015-08-14T12:02:18Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação estuda complexificações que se estabelecem em decorrência do diálogo entre jornalismo e literatura, observando o que ocorre quando o jornalismo, embora previamente legitimado como transmissor da realidade, utiliza-se de artifícios da narrativa literária - particularmente, o efeito de real - para ampliar a legitimidade do seu discurso. Sob a ótica de Roland Barthes (1984), entende-se o efeito de real como um recurso literário empregado no texto com a função de conceder sensação de autenticação (ou veracidade) à narrativa, em decorrência da descrição detalhada de pormenores dos cenários onde transcorrem os fatos narrados. A pesquisa se dá pelo viés da narratologia e adota como corpus a obra 1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, do jornalista Laurentino Gomes (2007), indexada como uma narrativa jornalística, na forma de livro-reportagem. Entende-se que o uso, no jornalismo, de artifícios literários, tais como o efeito de real, é componente gerador de novos sentidos, dentre os quais uma nova oferta, mais intensa, de legitimaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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