Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/503
Autor(es): Revelante, Patricia
Título: Políticas públicas inclusivas : implicações na formação de professores para o atendimento educacional especializado.
Data do documento: 2013
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar como as políticas públicas inclusivas têm efeitos na produção e governamento de professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Para delinear este estudo,optou-se pelas noções de governamentalidade e governamento desenvolvidas por Michel Foucault e, da mesma maneira, buscou-se orientação em diferentes autores(as) que seguem a tendência pós-estruturalista para auxiliar na aproximação de questionamentos sobre a inclusão na contemporaneidade escolar. Com essa investigação, pretende-se contribuir para o entendimento da formação docente como um dispositivo de governamentalidade o qual delineia o caráter produtivo que o movimento inclusivo opera na constituição de práticas pedagógicas inclusivas; que tem efeitos na produção e gerenciamento das condutas docentes as quais atentam para a mobilização e legitimação de uma cultura democrática escolar. Problematiza-se, nesse sentido, a formação docente, mais especificamente de docentes para o AEE de alunos, público alvo da educação especial, tomando essa formação como uma eficiente estratégia de governamento que produz sujeitos interessantes para a lógica neoliberal, bem como, busca compreender as condições de possibilidade que constituem o processo in/exclusivo como um imperativo que regula a conduta dos sujeitos envolvidos nesse processo, sejam eles docentes ou discentes. Para tanto, tomou-se como corpus de análise os documentos: Política Nacional de Educação Especial na Perspectivada Educação Inclusiva (2008), Parecer CNE/CEB nº 13 (2009), Resolução nº 04 (2009) e o Decreto nº 7.611(2011). Assim, essa pesquisa pretendeu contribuir para o entendimento dos efeitos que esses documentos legais causam na produção e governamento de docentes os quais buscam uma formação continuada no campo de saber do AEE, que é uma tecnologia que subjetiva e produz docentes engajados com a lógica neoliberal, estabelecendo o empreendedorismo como regulador das práticas pedagógicas dos docentes que passam a regular sua própria conduta, garantindo a produtividade dos processos in/exclusivos.
Resumo em outro idioma: This dissertation to object analyze how public policies are inclusive effect on production and governamento teacher Educational Service Specialist - AEE. To delineate this study, it was decided by the notions of governmentality and governamento developed by Michel Foucault and, likewise, we sought guidance on different authors (as) who follow the trend poststructuralist approach to assist in questioning the inclusion in contemporary school. With this research, we intend to contribute to the understanding of teacher education as a means of governmentality which outlines the productive character inclusive movement that operates in the formation of inclusive teaching practices, which have effects on the production and management of teaching behaviors which violate for mobilization and legitimization of a democratic culture school. Discusses, in this sense, teacher training, specifically for teachers of students AEE, target special education, taking this as an efficient training strategy of governance that makes the subject interesting to neoliberal logic as well, seeking to understand the conditions of possibility that are in the process in/exclusive as an imperative that regulates the conduct of individuals involved in this process, whether they are teachers or students. For both, it was taken as corpus analysis documents: National Policy on Special Education in envisaged Inclusive Education (2008), CNE / CEB No. 13 (2009), Resolution No. 04 (2009) and Decree No. 7611 (2011). This research intended to contribute to the understanding of these effects which produce legal documents in the constitution and governamento teachers who seek a continuing education in the field of knowledge of AEE, which is a technology that produces subjective and teachers engaged with the neoliberal logic, establishing entrepreneurship as a regulator of the pedagogical practices of teachers who spend their own conduct regular, ensuring productivity processes in / exclusive.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação especial
Professores de educação especial - Formação
Inclusão em educação
Política pública
Orientador(es): Silva, Mozart Linhares da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaRevelante.pdf693.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons