Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/504
Autor(es): Ferreira, Dirceu
Título: Estratégias competitivas adotadas em indústrias de confecção : um estudo realizado no município de Sarandi, RS.
Data do documento: 2012
Resumo: O objetivo principal desta dissertação residiu na avaliação das estratégias competitivas adotadas em indústrias de confecção de micro e pequeno porte, no município de Sarandi, RS. Para tanto foi construído o perfil da indústria de confecção e dos empresários do município pesquisado; obteve-se uma visão geral do mercado da região; conheceu-se o grau de participação em termos de governança das indústrias de confecção e identificaram-se as estratégias empresariais mais usadas nas indústrias de confecção. O subsídio de investigação da primeira fase consistiu num conjunto de fontes teóricas diversificadas, que sustentaram a abordagem de estratégias competitivas, Arranjos Produtivos Locais e desenvolvimento regional. O segundo momento do trabalho foi realizado através da aplicação de questionário para coleta de dados das empresas estudadas, composto de perguntas fechadas e abertas. Os resultados foram analisados em relação aos subsídios teóricos e práticos da pesquisa e, assim, pode-se concluir que os empresários representantes da amostra demonstraram ter dificuldades em adotar novas estratégias para suas empresas, bem como não valorizam suficientemente o APL ao qual pertencem e com isso perdem espaço no mercado em termos de competitividade, mantendo suas empresas há anos num mesmo patamar de desenvolvimento e mercado consumidor.
Resumo em outro idioma: The main objective of this study remains on evaluation of competitive strategies at micro and small clothing industries in the town of Sarandi, Rio Grande do Sul, Brazil. We built the profile of the industry and entrepreneurs, aiming to gave it an overview of the market in the region, known as the degree of participation in terms of governance and identifying business strategies most used in the clothing industries. At first, the research consisted of a set of diverse theoretical sources that supported the approach of competitive strategies, Local Production and regional development. The second phase of the work was done through a survey to collect data of the companies studied, composed of multiple search and open questions. The results were analyzed in relation to the theoretical and practical research and thus can conclude that business representatives in the sample were found to have difficulty adopting new strategies for their companies and do not value enough the cluster to which they belong and thereby lose market share in terms of competitiveness, keeping their companies on the same level of development and consumer market.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Desenvolvimento regional - Sarandi (RS)
Planejamento estratégico
Vestuário - Indústria - Sarandi (RS)
Concorrência
Orientador(es): Schröeder, Christine da Silva
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DirceuFerreira.pdf520.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons