Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/506
Autor(es): | Vergütz, Cristina Luisa Bencke |
Título: | Aprendizagens na pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. |
Data do documento: | 2013 |
Resumo: | Problematizo, neste trabalho, as aprendizagens na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC. Busco compreender quais e como as aprendizagens ocorrem na singularidade da organização metodológica alternada. Para isso, considero a Pedagogia da Alternância como possibilidade para uma educação contextualizada e emergente do povo camponês vinculada, em nível mundial, a movimentos sociais na França, nos anos 30, e, no Brasil, a partir de 1968, às articulações educacionais por uma Educação do Campo. Essa proposta forma, assim, a Rede CEFFA composta pelas EFAS, CFRs e ECORs. O Rio Grande do Sul participa desse movimento educacional com as experiências das CFRs, no norte do estado, e da EFASC, na região do Vale do Rio Pardo. Tendo este cenário, procuro mostrar as trilhas da Pedagogia da Alternância na especificidade do Movimento CEFFA enquanto proposta de educação do campo relacionada ao ensinar e aprender inerente à vida e às relações que a configuram. Neste sentido, busco aproximações conceituais com teorias que se coadunam com os processos organizacionais e metodológicos da alternância, como as de John Dewey e Paulo Freire. Com estes suportes teóricos e com base nos princípios e finalidades do Movimento CEFFA, traço os caminhos da práxis da Pedagogia da Alternância na EFASC, com seus instrumentos pedagógicos e sua organização curricular, através das vozes dos atores do processo formativo: estudantes, famílias e monitores, utilizando como estratégia investigativa a pesquisa-ação. A partir destes olhares, percebo a prática educativa na EFASC pautada por um trabalho integrador, permeado por fortes relações de convivência, diálogo e partilhas, que são potencializadas na circularidade da roda como espaço educativo. Considero, portanto, que as aprendizagens na EFASC são fortalecidas pelo movimento alternado e sua organização pedagógica que criam vínculos com a realidade e com os outros a partir de uma relação dialógica problematizadora em que a Pedagogia da Alternância se apresenta como uma proposta de educação do campo significativa para o sujeito e para o mundo em que vive. |
Resumo em outro idioma: | I discuss, in this work, Pedagogy of Alternation learning in the Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC. I seek to understand what and how learning occurs in the uniqueness of the organization methodological alternate. For this, I consider the Pedagogy of Alternation as a possibility for a contextualized and emerging education of the peasant people linked, worldwide, to social movements in France, in the 30s, and in Brazil, from 1968, by educational articulations to Field Education. So this proposal form the CEFFA network composed of EFAs, CFRs and ECORs. The Rio Grande do Sul participates in this movement with the educational experiences of CFRs, in the north, and EFASC, in the Vale do Rio Pardo. Having this scenario, I try to show the tracks of the Pedagogy of Alternation in the specificity of CEFFA’s Movement as field education related to teaching and learning inherent in life and relationships that shape it. In this sense, I seek conceptual approaches with theories liked with the organizational and methodological processes of alternation, such as John Dewey and Paulo Freire. With these supports theoretical and based on the principles and purposes of the CEFFA’s Movement, I draft the paths of praxis in the Pedagogy of Alternation of EFASC with their instruments and their educational curriculum, through the voices of the actors of the educational process: students, families and monitors, as a research strategy using the pesquisa-ação. From these perspectives, I realize the educational practice in EFASC guided by an integrative work, permeated by strong relations of coexistence, dialogue and sharing, which are enhanced in the roundness of the wheel as educational space. I consider, therefore, that the learning in EFASC are strengthened by reciprocating and educational organization that create connections with reality and with others from a problematical dialogical relationship in that the Pedagogy of Alternation is presented as a proposal for field education significant for the subject and the world in which he lives. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul Educação rural Aprendizagem Diálogo Partilha |
Orientador(es): | Gustsack, Felipe |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CristinaVergutz.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons