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dc.contributor.authorAssmann, Leandro Luís-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação ética na formação médica.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMartini, Rosa Maria F.-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe objectives were to show the result of the process of learning ethics and bioethics in medical student education through the method of resolution of moral dilemmas and evaluate the applicability of Konstanz Method of solving problems of moral dilemmas in medical practice. For that, two workshops were performed, the firt with freshman students and the second with the seniors students from the medical school UNISC, applying the same moral dilemma to both. After applying the workshop a qualitative evaluation was performed using the method of analysis of the content. The results demonstrated that students who will become physicians can make amoral point of view through discussion, even without a consensus is reached.These conclusions are in line with the theory of discourse ethics of Habermas.These conclusions confirm the hypothesis that this method can be used within thecurriculum of medical schools, as another way of teaching ethics to medical students.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherÉtica médicapt_BR
dc.subject.otherEducação médicapt_BR
dc.subject.otherBioéticapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/511-
dc.date.accessioned2015-08-14T15:37:21Z-
dc.date.available2015-08-14T15:37:21Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoOs objetivos do trabalho foram mostrar o resultado do aprendizado da ética e bioética na formação do aluno de medicina através de método de resolução de dilemas morais e avaliar a aplicabilidade do Método Konstanz de resolução de dilemas morais em problemas do cotidiano médico. Para isso foram realizadas duas oficinas, a primeira com alunos ingressantes e a segunda com alunos concluintes do Curso de Medicina da UNISC, aplicando-se o mesmo dilema moral a ambos. Após a aplicação das oficinas foi realizado uma avaliação qualitativa através do método de análise de conteúdo. Como resultados ficou demonstrado que os alunos que irão tornar-se médicos podem tomar um ponto de vista moral através da discussão, mesmo sem que um consenso seja alcançado. Estas conclusões vão ao encontro da teoria da ética do discurso de Habermas. Tais conclusões ratificam a hipótese que tal método pode ser utilizado dentro do currículo dos cursos de medicina, como mais uma maneira de ensino da ética aos acadêmicos de medicina.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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