Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMurillo, Márcia Vilma-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação das infâncias : as crianças narram sua cidade.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorRichter, Sandra Regina Simonis-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation pursues ways to address a thematic narrative that emerges in contemporary discussions on Childhood and Education: the child and their spaces of collective life in the city. From meetings with groups of children 8-10 years old attending the early years of primary education, in three schools of the city of Santa Cruz do Sul / RS, geographically close, these children narrate their city through the experiences lived by them. It is, to a halt in the narratives of children to broaden the debate of the curriculum in the early years of elementary school to discuss the trend of adults present and narrate the city. The scientific interest is to highlight "how" children learn in the city and not "what" learn "about" the city. The child, in its becoming human plural, mimetic and plastic, this study is understood as a social agent in history, that start from culture and produces culture, and therefore, an interlocutor cultural co-existence with other children and adults. To achieve childhoods, part of the thinking of Walter Benjamin weaving dialogues between the phenomenological approaches of Gaston Bachelard, Michel Meffesoli, Jorge Larrosa, Joan-Carles Melich and Evidential Method Carlo Ginzburg. The dialogue emerges a phenomenology of detail, while methodological strategy to achieve, in reading the letters and listening to the children on the wheels of conversations, many cities in the city.The experience, cannot be fixed by the degree of truthfulness or their content, is something that happens, it is in action: the action of utopar, to envision, to design. Thus, the study findings and capture details of the experiences narrated by the children to discuss what the city loses without the children pointing out the city as a collective space of education.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCrianças - Narrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherCidades e vilaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/512-
dc.date.accessioned2015-08-14T15:43:44Z-
dc.date.available2015-08-14T15:43:44Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação persegue caminhos narrativos para abordar uma temática que emerge nas discussões contemporâneas sobre Infância e Educação: a criança e seus espaços de vida coletiva na cidade. A partir do encontro com grupos de crianças de 8 a 10 anos que frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental, de três escolas do município de Santa Cruz do Sul/RS, geograficamente próximas, reflete como, para estas crianças, em sua condição de alteridade dos adultos, narram sua cidade através das experiências por elas vividas. Trata-se, ao se deter nas narrativas das crianças para ampliar o debate curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental ao problematizar a tendência dos adultos apresentarem e narrarem a cidade. O interesse científico é destacar "como" as crianças aprendem na cidade e não "o que" aprendem "sobre" a cidade. A criança, em seu devir humano plural, mimético e plástico, é nesse estudo compreendida como agente social na história, que parte da cultura e produz cultura, e por isso, um interlocutor cultural em co-existência com outras crianças e adultos. Para alcançar as infâncias, parte do pensamento de Walter Benjamin tecendo interlocuções entre as abordagens fenomenológicas de Gaston Bachelard, Michel Maffesoli, Jorge Larrosa, Joan-Carles Mèlich, e o Método Indiciário de Carlo Ginzburg. Da interlocução emerge uma fenomenologia do detalhe, enquanto estratégia metodológica para alcançar, na leitura das cartas e na escuta das crianças nas rodas de conversas, muitas cidades na cidade. A experiência, por não poder ser fixada nem pelo grau de veracidade nem por seu conteúdo, é algo que acontece, que está em ação: a ação de utopar, de vislumbrar, de projetar. Assim, o estudo captura achados e detalhes das experiências narradas das crianças para discutir o que a cidade perde sem as crianças ao apontar a cidade como espaço coletivo de educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaMurillo.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons