Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/513
Autor(es): Gassen, Kellen Nunes Rodrigues
Título: Formação profissional em saúde e práticas de educação popular nas estratégias de saúde da família.
Data do documento: 2015
Resumo: Esta pesquisa analisa a Formação Profissional e suas relações com a educação popular quando nos territórios das Estratégias de Saúde da Família. Está referenciada nos pressupostos filosóficos Freirianos e nas contribuições do aporte teórico em Thompson, Doimo, Brandão e Vasconcelos. Metodologicamente o estudo tem uma abordagem qualitativa e busca em elementos da pesquisa participante, apoiada nos escritos de Brandão (1990; 1999) problematizar, sistematizar e construir coletivamente reflexões e novos conhecimentos sobre a experiência dos estudantes em práticas de saúde, com base na educação popular. Considera os espaços das Estratégias de Saúde da Família como um espaço de organização da Política Nacional da Atenção Básica, da implementação do modelo de atenção à saúde e participante no processo de formação em saúde, convidando os sujeitos profissionais de saúde, educadores/docentes e estudantes a participar na construção desse conhecimento e organizando esse coletivo de materiais pela triangulação dos dados conforme, Trivinõs (1987) e Minayo (2007). Os instrumentos utilizados na construção do corpus foram: diálogos com pessoas relevantes no meio pesquisado, com o uso de registro em diário de campo organizado; observação livre com registro escrito e gravados em áudio; questionário de levantamento de variáveis padrão, respondido por escrito e grupos focais com tópicos norteadores para o debate, gravados em áudio visual. Na análise de conteúdo foram utilizadas as categorias teóricas de cultura, necessidade, saúde, experiência, diálogo, práxis, como possibilidade emancipatória, de autonomia e de desenvolvimento da integralidade da atenção à saúde da população. Como resultado o que evidenciamos ao sistematizar as experiências dos estudantes nas dimensões culturais, sociais e políticas, do processo de formação de profissional imerso em práticas de educação popular, é um conjunto de elementos e atributos que permeiam esse processo de aprendizagem e revela em sua totalidade a essência que os componentes do ensino, extensão e pesquisa inscreve-se nessa formação. Conclui que os estudantes se percebem envolvidos num aprendizado que vai além de aprender a técnica lida e relida nos conteúdos teóricos de sala de aula. Emergem numa realidade nunca antes vivida e sentida dessa forma, que choca, cria medos, mas desenvolve a curiosidade, a criticidade, a afetividade, a amorosidade, revela suas fragilidades e potencialidades, descobre diferenças e semelhanças nos contextos sociais, compreende seu papel como pessoa e como futuro profissional no mundo e ainda reconhece o outro como também um sujeito, que irá fazer parte para sempre de sua prática de cuidados em saúde.
Resumo em outro idioma: This research analyzes the Vocational Training and the relations with the popular education in the Strategies Family Health territories. It is referenced in the philosophical assumptions of Paulo Freire and the contributions of theoretical support of Thompson, Doimo, Brandão and Vasconcelos. Methodologically, the study has a qualitative approach and seeks through the participatory research elements, supported by the work of Brandão (1990; 1999) discuss, organize and collectively build new knowledge and reflections on the experience of students in health practices, based on popular education. Considers the spaces of the Family Health Strategy as a space of organization for the National Policy of Primary Care, the implementation of the health care model and participating in health training process, inviting the subject - health professionals, educators / teachers and students - to participate in the construction of knowledge and organizing this collective materials by triangulation of data as, Triviños (1987) and Minayo (2007). The instruments used in the construction of the corpus were: dialogues with relevant people in the researched area, an organized field journal; free observation with written and audio recording; standard variable survey questionnaire – written answers, and focus groups with guiding topics for discussion, recorded in audiovisual. In the content analysis, the theoretical categories of culture, need, health, experience, dialogue, praxis, as emancipatory possibility of autonomy and development of the comprehensive care of the population. As a result, what we evidence when systematized the experiences of students in cultural, social and political dimensions of the professional training process immersed in popular education practices, is a set of elements and attributes that permeate this learning process and reveals in its entirety the essence that the components of teaching, extension and research forms part of that training. It was conclude that the students perceive themselves involved in learning that goes beyond learning to read and reread the theoretical technique of classroom content. Emerge a reality never before experienced and felt, it shocks, creates fears, but develops curiosity, criticism, affection, loveliness, reveals their weaknesses and potential, discover differences and similarities in social contexts, they understand their role as a person and as a future professional in the world and also they recognize others also as a subject, which will be part forever of their practice of health care.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Saúde pública
Pessoal de saúde pública - Formação
Serviços de saúde comunitária
Orientador(es): Goes, Cesar Hamilton Brito
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kellen Nunes.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons