Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/514
Autor(es): Schaefer, Cristina
Título: Experiências e narrativas : um olhar para a formação de professores de matemática a partir do PIBID.
Data do documento: 2015
Resumo: Pensar as implicações das experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na formação de professores, especificamente, no curso de Matemática de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul - UCRS é o tema que abordo nesta dissertação. O objetivo principal é contribuir para fazer avançar reflexões a respeito do tema, considerando as narrativas dos bolsistas pibidianos e suas possíveis concepções acerca de experiência, aprendizagem, Matemática e aprendizagem de Matemática. Neste sentido, o desafio esteve em pensar a Matemática como linguagem, como modo de ser e estar do humano no mundo. Os participantes da pesquisa foram quatro acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática vinculados ao PIBID e que aceitaram produzir narrativas escritas de suas experiências nos projetos que desenvolveram junto às escolas. O estudo desenvolvido considera duas grandes contribuições teóricas: a primeira delas é a da complexidade de Edgar Morin; e a segunda é a da fenomenologia, baseada nas contribuições de Merleau-Ponty e Rafael Echeverría. A partir da estrutura teórica consistiu o foco da pesquisa estudar: Como os acadêmicos dessa UCRS percebem a aprendizagem de Matemática nas experiências do PIBID e quais repercussões consideram que as mesmas podem ter na sua formação? Para a realização de meu estudo propus uma pesquisa qualitativa realizada em abordagem de pesquisa-ação seguindo um viés fenomenológico. Assim, as reflexões produzidas permitiram estudar e problematizar desdobramentos e desafios dessa formação de professores agregadas pelas experiências, observando as contribuições apresentadas e que emergiram da potência narrativa dos pibidianos.
Resumo em outro idioma: Think the implications of the experiences of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID in teacher education, specifically in the course of Mathematics for Community University of Rio Grande do Sul - UCRS is the topic I discuss in this paper. The main objective is to contribute to further reflections on the theme, considering the narratives of pibidianos fellows and their possible conceptions of experience, learning, mathematics and learning mathematics. In this sense, the challenge was to think mathematics as a language, as a way of being and the human in the world. Survey participants were four students from the Bachelor's Degree in Mathematics linked to PIBID and agreed to produce written narratives of their experiences in projects developed in the schools. The study developed considers two major theoretical contributions: the first is the complexity of Edgar Morin; and the second is that of phenomenology, based on the contributions of Merleau-Ponty and Rafael Echeverría. From the theoretical framework consisted the focus of the research study: How academic UCRS realize that learning mathematics on the experiences of PIBID and what repercussions consider that they may have in their training? To carry out my study proposed a qualitative research conducted in the action research approach following a phenomenological bias. Thus, the reflections produced allowed to study and discuss developments and challenges of this teacher training aggregate the experiences, noting the contributions submitted and that emerged from the narrative power of pibidianos.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Professores - Formação
Professores de matemática
Orientador(es): Goes, Cesar Hamilton Brito
Coorientador(es): Oliveira, Cláudio José de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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