Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/515
Autor(es): Pens, Karini Wilke
Título: O simbolismo da criança e a criança como símbolo : abandonos e sopros de vida na emergência de educar-se na Copame.
Data do documento: 2015
Resumo: Com esta pesquisa, tive por objetivo compreender como os bebês e as crianças bem pequenas simbolizam a dinâmica do abandono na relação com suas cuidadoras. Através da Etnografia e da Fenomenologia, realizei uma descrição densa dos acontecimentos e do contexto, com base no pensamento de Carl Gustav Jung e autores pós-junguianos. A complexa relação entre a Educação e a Psicologia, ajudou-me a pensar no educador como aquele que necessita lidar primeiro consigo mesmo, antes de compreender as crianças. Inspirei-me na ideia de que estamos sempre em busca de realizar algo, através do diálogo entre consciente e inconsciente e do desenvolvimento do eixo Ego-Self. Nesse diálogo surge o símbolo, que é considerado algo carregado de sentido e a antecipação de um estado nascente de consciência. Porém, a compreensão deste ocorre quando o indivíduo se encontra com seu Ego estruturado. Dessa forma, apesar da criança ainda se encontrar em processo de estruturação do Ego, é possível observar os impulsos criadores ou sopros de vida, que estão presentes, desde cedo, e se manifestam através das emergências simbólicas, que a criança vivencia no aqui e no agora.. A pesquisa ocorreu na Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor - COPAME, que é uma Instituição que funciona em regime de abrigo, na cidade de Santa Cruz do Sul - RS, e teve como participantes cinco cuidadoras e três crianças, que se encontravam entre 17 e 35 meses. A escrita foi dividida em dois momentos: um deles aborda a interação da pesquisadora com as cuidadoras, em que ambas relatam sobre suas vidas, fazendo relação com a criança arquetípica e a COPAME. O outro momento é resultado da interação da pesquisadora com as crianças, no qual foi possível evidenciar algumas emergências simbólicas que elas demonstraram através de eventos repetitivos, como: a borboleta, o avião, a bicicleta, o castelo, a casa, o livro, etc. Assim, foi possível indicar, simultaneamente, os processos de abandonos e sopros de vida vivenciados pelas crianças, que, mais tarde, poderão entender seu significado com mais profundidade. Além disso, a pesquisadora fez uma reflexão de sua autobiografia, comparando-a com as simbolizações das crianças, e observou que existem semelhanças entre ambas. Isso a levou a concluir que é necessário uma percepção simbólica do educador na COPAME, a fim de facilitar o processo auto-organizador das crianças, a partir de uma conduta responsável do educador para com ele mesmo.
Resumo em outro idioma: With this research, I had the goal to understand how babies and little children symbolize the dynamics of abandonment in the relationship with their caregivers. Through Ethnography and Phenomenology, I realized a thick description of the events and the context, based on the thought of Carl Gustav Jung and post-Jungian authors. The complex relationship between Education and Psychology helped me to think on the teacher as the one who has to deal with itself first, before understanding children. I inspired me in the idea that we are always looking to do something, through a dialogue between consciousness and unconsciousness and of the Ego-Self axis‟ development. In this dialog arises the symbol, which is considered something full of meaning and the anticipation of a nascent state of consciousness. However, the understanding of this occurs when the individual meets its structured Ego, that is, understands it depends on the will. Thus, although the child is still in the Ego structuring process, it is possible to observe the creator impulses or life blows, which are early present and manifest themselves through the symbolic emergencies that child experiences here and now. The research took place in the Pro-Support Community Association of Minor (COPAME), which is an institution that works under shelter´s regime in the city of Santa Cruz do Sul (RS), and was attended by five caregivers and three children, who were between 17 and 35 months. The writing was divided in two stages: one deals with the interaction of the researcher with the caregivers, where both report about their lives, making relation with the archetypal child and COPAME. The other one is a result of the researcher's interaction with the children, in which was possible to make clear some symbolical emergencies that they showed through repetitive events, such as: butterfly, airplane, bicycle, castle, the house, the book, etc. Thus, it was possible to indicate, simultaneously, processes of abandonment and life blows experienced by the children, which later may understand in depth its meaning. Furthermore, the researcher made a reflection of his autobiography, comparing it with the symbolization of children, noting that there are similarities in both. This let her to conclude that is necessary a symbolic perception of the educator in COPAME, in order to facilitate children‟ self-organizing process, from a responsible conduct of the educator towards himself.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Assistência a menores
Simbolismo (Psicologia)
Menores abandonados
Orientador(es): Menezes, Ana Luisa Teixeira de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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