Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/516
Autor(es): Nunes, Alexandra Santos
Título: Espiritualidade e formação do pedagogo : a chegada como ponto de partida.
Data do documento: 2012
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi verificar se os cursos de formação de pedagogos da em uma instituição pública e em uma particular da cidade de Santa Maria abordam a temática da espiritualidade. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva qualitativa, da qual participaram quatro professoras com formação em pedagogia. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2011, utilizando-se instrumento do tipo entrevista semiestruturada e o estudo das informações teve por base a análise de conteúdo. A partir dos resultados, foi possível identificar que as educadoras percebem a importância da espiritualidade tanto nos cursos de formação em pedagogia, como na sua prática docente. Evidenciou-se ainda que a espiritualidade não é um tema tratado com regularidade pelas universidades investigadas, de forma que existe uma lacuna entre o intelectual e o espiritual, que poderia, se sanada, produzir resultados eficientes no que se refere à formação dos profissionais da educação, podendo a espiritualidade ser um instrumento importante para uma prática mais humana e solidária, tanto para os profissionais, quando para os alunos. Considera-se que a presença da espiritualidade nos cursos de formação em pedagogia, de acordo com as participantes da pesquisa, é relevante.
Resumo em outro idioma: O objetivo principal deste trabalho foi verificar se os cursos de formação de pedagogos da em uma instituição pública e em uma particular da cidade de Santa Maria abordam a temática da espiritualidade. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva qualitativa, da qual participaram quatro professoras com formação em pedagogia. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2011, utilizando-se instrumento do tipo entrevista semiestruturada e o estudo das informações teve por base a análise de conteúdo. A partir dos resultados, foi possível identificar que as educadoras percebem a importância da espiritualidade tanto nos cursos de formação em pedagogia, como na sua prática docente. Evidenciou-se ainda que a espiritualidade não é um tema tratado com regularidade pelas universidades investigadas, de forma que existe uma lacuna entre o intelectual e o espiritual, que poderia, se sanada, produzir resultados eficientes no que se refere à formação dos profissionais da educação, podendo a espiritualidade ser um instrumento importante para uma prática mais humana e solidária, tanto para os profissionais, quando para os alunos. Considera-se que a presença da espiritualidade nos cursos de formação em pedagogia, de acordo com as participantes da pesquisa, é relevante.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Pedagogos - Formação
Espiritualidade
Educação
Orientador(es): Menezes, Ana Luisa Teixeira de
Coorientador(es): Andrade, Carmen Maria
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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