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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Alexandra Santos-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEspiritualidade e formação do pedagogo : a chegada como ponto de partida.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMenezes, Ana Luisa Teixeira de-
dc.contributor.advisorcoAndrade, Carmen Maria-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho foi verificar se os cursos de formação de pedagogos da em uma instituição pública e em uma particular da cidade de Santa Maria abordam a temática da espiritualidade. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva qualitativa, da qual participaram quatro professoras com formação em pedagogia. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2011, utilizando-se instrumento do tipo entrevista semiestruturada e o estudo das informações teve por base a análise de conteúdo. A partir dos resultados, foi possível identificar que as educadoras percebem a importância da espiritualidade tanto nos cursos de formação em pedagogia, como na sua prática docente. Evidenciou-se ainda que a espiritualidade não é um tema tratado com regularidade pelas universidades investigadas, de forma que existe uma lacuna entre o intelectual e o espiritual, que poderia, se sanada, produzir resultados eficientes no que se refere à formação dos profissionais da educação, podendo a espiritualidade ser um instrumento importante para uma prática mais humana e solidária, tanto para os profissionais, quando para os alunos. Considera-se que a presença da espiritualidade nos cursos de formação em pedagogia, de acordo com as participantes da pesquisa, é relevante.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPedagogos - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEspiritualidadept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/516-
dc.date.accessioned2015-08-17T14:08:09Z-
dc.date.available2015-08-17T14:08:09Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho foi verificar se os cursos de formação de pedagogos da em uma instituição pública e em uma particular da cidade de Santa Maria abordam a temática da espiritualidade. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva qualitativa, da qual participaram quatro professoras com formação em pedagogia. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2011, utilizando-se instrumento do tipo entrevista semiestruturada e o estudo das informações teve por base a análise de conteúdo. A partir dos resultados, foi possível identificar que as educadoras percebem a importância da espiritualidade tanto nos cursos de formação em pedagogia, como na sua prática docente. Evidenciou-se ainda que a espiritualidade não é um tema tratado com regularidade pelas universidades investigadas, de forma que existe uma lacuna entre o intelectual e o espiritual, que poderia, se sanada, produzir resultados eficientes no que se refere à formação dos profissionais da educação, podendo a espiritualidade ser um instrumento importante para uma prática mais humana e solidária, tanto para os profissionais, quando para os alunos. Considera-se que a presença da espiritualidade nos cursos de formação em pedagogia, de acordo com as participantes da pesquisa, é relevante.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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