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http://hdl.handle.net/11624/516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nunes, Alexandra Santos | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Espiritualidade e formação do pedagogo : a chegada como ponto de partida. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Menezes, Ana Luisa Teixeira de | - |
dc.contributor.advisorco | Andrade, Carmen Maria | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste trabalho foi verificar se os cursos de formação de pedagogos da em uma instituição pública e em uma particular da cidade de Santa Maria abordam a temática da espiritualidade. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva qualitativa, da qual participaram quatro professoras com formação em pedagogia. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2011, utilizando-se instrumento do tipo entrevista semiestruturada e o estudo das informações teve por base a análise de conteúdo. A partir dos resultados, foi possível identificar que as educadoras percebem a importância da espiritualidade tanto nos cursos de formação em pedagogia, como na sua prática docente. Evidenciou-se ainda que a espiritualidade não é um tema tratado com regularidade pelas universidades investigadas, de forma que existe uma lacuna entre o intelectual e o espiritual, que poderia, se sanada, produzir resultados eficientes no que se refere à formação dos profissionais da educação, podendo a espiritualidade ser um instrumento importante para uma prática mais humana e solidária, tanto para os profissionais, quando para os alunos. Considera-se que a presença da espiritualidade nos cursos de formação em pedagogia, de acordo com as participantes da pesquisa, é relevante. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Pedagogos - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/516 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-17T14:08:09Z | - |
dc.date.available | 2015-08-17T14:08:09Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo principal deste trabalho foi verificar se os cursos de formação de pedagogos da em uma instituição pública e em uma particular da cidade de Santa Maria abordam a temática da espiritualidade. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva qualitativa, da qual participaram quatro professoras com formação em pedagogia. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2011, utilizando-se instrumento do tipo entrevista semiestruturada e o estudo das informações teve por base a análise de conteúdo. A partir dos resultados, foi possível identificar que as educadoras percebem a importância da espiritualidade tanto nos cursos de formação em pedagogia, como na sua prática docente. Evidenciou-se ainda que a espiritualidade não é um tema tratado com regularidade pelas universidades investigadas, de forma que existe uma lacuna entre o intelectual e o espiritual, que poderia, se sanada, produzir resultados eficientes no que se refere à formação dos profissionais da educação, podendo a espiritualidade ser um instrumento importante para uma prática mais humana e solidária, tanto para os profissionais, quando para os alunos. Considera-se que a presença da espiritualidade nos cursos de formação em pedagogia, de acordo com as participantes da pesquisa, é relevante. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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