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dc.contributor.authorBrandt, Ana Luisa-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSentidos da escrita nas linguagens das crianças.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGustsack, Felipe-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe senses of writing for children beginning literacy is the topic that I discuss in this paper, aiming at studying the experience and thinking about writing for children in the perspective of their contributions to the understanding we have of their learning of reading and writing. For this goal, I developed with a group of children a set of specific activities that enable us to think the way that they can (we) grant writing, through different languages and expression of emotions, the process of studying the complexity of this same action. Thus, the empirical context of the research that led to this study was first to the class of 1st grade of elementary school in Escola Estadual de EnsinoMédio Guia Lopes in which I teach in the morning in Candelária city-RS extending posteriorly for class 1st year of Colégio Nossa Senhora Medianeira, where I teach in the afternoon. In the first school, I held six workshops, two by week during the class period, activities aimed at developing a free writing / exploited spontaneous words from different languages. These activities allowed me to understand better, through the observations made in the second school, the child's thinking about writing. Furthermore, I realized the complexity of this learning process, considering me and the children directly involved as observers in this invention in a different way of telling yourself, and that is, in my view, the greater sense of learning to read and write because it allows the child to perceive themselves belonging to this world of literacy. Other findings led me to understand the importance for children, this time thinking about writing and their functions, as well as for the teacher, the need for a continuous search for theoretical and methodological, aimed at learning that even though always a work can be more pleasant, as it occurs in context, looking to learn and live.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCrianças - Escritapt_BR
dc.subject.otherCrianças - Linguagempt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/517-
dc.date.accessioned2015-08-17T14:19:27Z-
dc.date.available2015-08-17T14:19:27Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoOs sentidos da escrita para crianças em fase de alfabetização é o tema que abordo nesta dissertação, tendo como objetivo vivenciar e estudar o pensar a escrita pelas crianças na perspectiva de suas contribuições para a compreensão que temos de sua aprendizagem da leitura e da escrita. Para tanto, desenvolvi com um grupo de crianças um conjunto de atividades específicas que nos possibilitaram pensar os sentidos que podem (podemos) atribuir à escrita, através de diferentes linguagens e expressão das emoções, estudando o processo de complexificação dos mesmos nessa ação. Assim, o contexto empírico da pesquisa que originou este estudo foi inicialmente o da turma de 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes na qual leciono, no turno da manhã, no município de Candelária - RS, ampliando-se posteriormente para a turma de 1º ano do Colégio Nossa Senhora Medianeira, escola que leciono no turno da tarde. Na primeira escola realizei seis oficinas, sendo duas por semana, durante o período de aula, desenvolvendo atividades que visaram uma escrita livre/espontânea de palavras exploradas a partir das diferentes linguagens. Tais atividades me permitiram compreender melhor, através das observações realizadas na segunda escola, o pensar da criança acerca da escrita. Além disso, pude perceber a complexidade desse processo de aprendizagem, considerando a mim e as crianças como observadores diretamente implicados nessa invenção de um outro modo de narrar-se, e que é, a meu ver, o sentido maior do aprender a ler e escrever, pois possibilita à criança perceber-se pertencente a esse mundo da cultura escrita. Outras conclusões me levaram a compreender a importância, para as crianças, desse tempo de reflexões sobre a escrita e suas funções, bem como, para o professor, a necessidade de uma busca contínua por referenciais teóricos e metodológicos, visando uma aprendizagem, que mesmo sendo sempre um trabalho, pode ser mais prazerosa, na medida em que ocorra de maneira contextualizada, contemplando o aprender e o viver.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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