Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/520
Autor(es): Barbosa, Carla Cristiane Fonseca
Título: A produção textual no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : a leitura/escrita do gênero relatório de aula prática.
Data do documento: 2013
Resumo: Na presente dissertação, desenvolveu-se uma proposta de trabalho com leitura e produção textual, envolvendo alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Júlio de Castilhos. Foram selecionados para o estudo os seguintes tipos textuais: narrativos e expositivos e gêneros textuais: Conto, Crônica, Piada, Artigo científico, Resenha e Relatório de aula prática. Os participantes foram divididos em dois grupos de sujeitos: Grupo A e Grupo B, totalizando 42 participantes, a fim de verificar quais estratégias aplicadas na experiência de reescrita dos referidos gêneros poderiam aprimorar o processo de desenvolvimento da habilidade de escrita do gênero relatório de aula prática. Na primeira etapa, foram compilados os relatórios produzidos pelos sujeitos da amostra, durante o primeiro semestre de 2012. Na segunda etapa, foi feita a aplicação de um questionário para averiguar o perfil do aluno da amostra e seu contato com a leitura e a produção de textos. Esse questionário foi elaborado na plataforma do Google docs. Na terceira etapa, foram realizadas quatro oficinas para cada grupo. Nessas oficinas, cada grupo trabalhou diferentes tipos e gêneros textuais. O grupo A trabalhou: 1 - Gênero literário: Conto; 2 - Gênero expositivo: Artigo científico; 3 - Gênero expositivo: Resenha e 4 - Gênero Acadêmico: Relatório de aula prática. O grupo B trabalhou: 1 -Gênero literário: Conto; 2 - Gênero literário: Crônica; 3 - Gênero Humorístico: Piada e 4 - Gênero Acadêmico: Relatório de aula prática. Na quarta etapa da pesquisa, os alunos participaram de uma aula prática sobre a cultura do trigo. Essa aula serviu de subsídio para que os alunos elaborassem o pós-teste, que consistiu na elaboração de um novo exemplar do gênero relatório de aula prática. Por fim, foram recolhidas as produções textuais e analisados um total de 40 textos. A análise dos textos coletados tomou como referência as metarregras (MR1, metarregra da repetição; MR2, metarregra da progressão; MR3, metarregra da não contradição e MR4, metarregra da relação) estabelecidas por Charolles (2002) relativas à coesão e à coerência. Em vista disso, não foram somente apontados os erros presentes nos textos produzidos pelos alunos, mas verificado se havia alguma evolução no processo de produção textual apresentada pelos sujeitos, caso se propusesse um trabalho centrado em leitura e escrita de gêneros distintos, enfatizando a leitura/escrita do relatório de aula prática ou a leitura/escrita, em geral.
Resumo em outro idioma: In the present dissertation, we developed a proposal of working with reading and textual production, involving students in the third year of high school at the Federal Institute Farroupilha – Campus Julio de Castilhos. The following text types were selected for the study: narrative and expository, and the textual genres: Chronicle, Short story, Joke, Scientific article, Review and Reporting classroom practice. The participants were divided into two groups: group A group B, totaling 42 participants, in order to verify which strategies applied in the experience of rewriting those genres could improve the process of developing the ability of writing the Reporting classroom practice genre. In the first stage, the reports produced by the subjects were compiled in the sample, during the first semester of 2012. In the second stage, a questionnaire to establish the profile of students and its contact with reading and text production was made. This questionnaire was developed on the platform of Google docs. In the third stage, four workshops were conducted for each group. In these workshops, each group worked with different text types and textual genres. The group A worked: 1 – Literary genres: Short story; 2 – Expository Genre: Scientific Article; 3 – Expository Genre: Review and 4 – Scholar genre: Report classroom practice. The group B worked: 1 –Literary Genre: Short story; 2 – Literary Genre: Chronicle 3 – Humorous Genre: Joke and 4 – Academic genre: Report of classroom practice. In the fourth stage of the research, students attended a practical class about the wheat culture. This class served as a subsidy for students to elaborate an exemplar of the Reporting classroom practice genre. After this class, the subjects were submitted to a posttest, which culminated in the production of the genre concerned. At last, the textual productions were collected, and a total of 40 texts were analyzed. The analysis of the collected texts took as reference the meta-rules (MR1, metarregra da repetição; MR2, metarregra da progressão; MR3, metarregra da não contradição e MR4, metarregra da relação) developed by Charolles (2002). However, not only the errors produced by the students in the texts were pointed out, but also it was checked if there was any evolution in the process of textual production presented by the subjects, if proposed a work centered on reading and textual production of different genres, emphasizing reading/writing of the Reporting classroom practice genre or reading/writing in general.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Escrita - Estudo e ensino (Ensino médio)
Leitura - Estudo e ensino (Ensino médio)
Leitura - Desenvolvimento
Orientador(es): Flôres, Onici
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlaBarbosa.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons