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dc.contributor.authorFriedrich, Laércio Rogério-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleGrau de maturidade sobre a gestão de custos das micro e pequenas empresas da Redlar e seu impacto na geração de resultados.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLaufer, Jaime-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aimed, by studying the degree of maturity of cost management of Redlar, at contributing to the management of Micro and Small Enterprises (MSEs), which represent 99% of the total of companies in Brazil, according to SEBRAE (2010), and indicates that every 100 of these companies opened in Brazil only 73 remain in activities after the first two years of experience, representing a high mortality rate. Within this context, this research, classified as quantitative, descriptive and exploratory, had as its main purpose to identify the degree of maturity, on the cost management of micro and small enterprises of Redlar, understood as the level of knowledge and comprehensibility understanding of managers on concepts and tools related to cost management, through a survey with open-ended and structured questions on a Likert scale, making a classification classifying the enterprises and after through measurement and new rating of some performance indicators, ensuring whether the different degree of maturity contribute or not to generate better results. The results showed that within the sample used, in 27 among 33 companies affiliated to Redlar Network, 33.33% were classified as companies with maturity, 40.74% of companies with a medium maturity, 25.93% with little maturity, and no company rated no maturity. The average maturity of the companies was 98.89 points, which ranks the group as companies with a median maturity. The performance indicators were presented by 16 companies, and these had an average of 118.10 points, which ranks as having the average results. The relationship between the degree of maturity and the results measured by calculating the Pearson correlation coefficient, showed a level of 0.59399, indicating that there is a correlation moderate to strong correlation among the variables.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresas - Custospt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresas - Administraçãopt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresas - Desempenhopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/523-
dc.date.accessioned2015-08-18T19:35:51Z-
dc.date.available2015-08-18T19:35:51Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou através do estudo do grau de maturidade da gestão de custos da Redlar, contribuir com a gestão das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que representam 99% do total do universo de empresas no Brasil, segundo o SEBRAE (2010), ainda complementa que de cada 100 micro e pequenas empresas abertas no Brasil, 73 permanecem em atividades após os primeiros dois anos de existência, representado um alto índice de mortalidade. Dentro deste contexto, esta pesquisa, classificada como quantitativa, de natureza descritiva e exploratória, teve como principal objetivo identificar o grau de maturidade sobre a gestão de custos das micro e pequenas empresas da Redlar, entendido como o nível de conhecimento e a compreensibilidade dos gestores sobre conceitos e ferramentas relacionados à gestão de custos, através de uma pesquisa, com questões abertas, e questões estruturadas em uma escala Likert, fazendo uma classificação das empresas, e após através de uma medição e nova classificação de alguns indicadores de desempenho, verificando se graus diferentes de maturidade contribuem ou não, para a geração de melhores resultados. Os resultados demonstram que dentro da amostra utilizada, de 27 empresas associadas à Redlar, 33,33% classificaram-se como empresas com maturidade, 40,74% de empresas com mediana maturidade, 25,93% com pouca maturidade, e nenhuma empresa ficou classificada como sem nenhuma maturidade. Em média a maturidade das empresas foi de 98,89 pontos, o que classifica o grupo como empresas com mediana maturidade. Os indicadores de desempenho foram apresentados por 16 empresas, e estas obtiveram uma média de 118,10 pontos, o que às classifica como tendo resultados medianos. A relação entre o grau de maturidade e os resultados, medida pelo cálculo do coeficiente de correlação de Pearson, apresentou um índice de 0,59399, indicando que existe uma correlação de moderada para forte entre as variáveis.pt_BR
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