Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/525
Autor(es): Santin, Gisele
Título: Educação permanente em saúde e os estágios de vivência no SUS : traçando linhas de subjetivação.
Data do documento: 2013
Resumo: A presente dissertação apresenta a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como um dispositivo de subjetivação dos trabalhadores da saúde. A referida Política se constitui em uma proposta do Ministério da Saúde para a reorientação da formação profissional em saúde, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde. A pesquisa utilizou-se da cartografia para acompanhar o processo de produção de subjetividade no campo de pesquisa. A produção de dados se deu através da participação do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil CIES 13), bem como a participação em encontros regionais e estaduais sobre educação permanente em saúde. Constituiu-se como questão central a análise dos modos de subjetivação dos trabalhadores da saúde, no constante tensionamento entre governamento e práticas de liberdade produzidas através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Para tal, foram utilizados conceitos do chamado segundo e terceiro domínio de Michel Foucault, bem como de Gilles Deleuze. Buscou-se colocar em evidência as rupturas nas formas de poder sobre a vida, e entendê-lo como algo que produz e que permite a resistência, sendo que, desta relação, emergem outros modos de subjetivação. Deste modo, discute-se como é possível transpor a linha do poder, encontrando os pontos de resistência e de criação de novas estéticas da existência, mesmo sabendo que este é um movimento constante de fuga e captura. Entretanto, compreende-se que este é o movimento da vida, no qual os sujeitos buscam uma nova ética e estética da educação e do trabalho em saúde, uma ética para com suas implicações, seus desejos, suas relações.
Resumo em outro idioma: The present dissertation presents The National Policy of Permanent Education in Healthcare as a device of subjectification of health workers. The policy mentioned constitutes in a proposal of the Healthcare Ministry to reorientation of professional formation in healthcare according to the principles of National Health System (SUS). The research used cartography to keep track of the process of the production of subjectification in the field searched. The production of data occurred through participation in the Project Experiences and Internships in National Health System (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) (CIES VER-SUS/Brasil 13), as well as participation in regional and state meetings about permanent education in healthcare. It has been established as the central matter the analysis of manners of subjectivity of healthcare workers in constant tensioning between ruling and practices of freedom produced by the National Policy of Permanent Education in Healthcare. To this end, we have used concepts of so-called second and third domain of Michel Foucault as well as Gilles Deleuze. We have sought to put into evidence the ruptures in the forms of power over life and understand it as something that produces and allows the resistance, and, in this regard, other forms of subjectivity emerge. Thus, we discuss how you can cross the line of power, finding the points of resistance and creation of new forms of existence, even though this is a constant movement of escape and capture. However, it is understood that this is the movement of life, in which subjects seek a new ethics and aesthetics of education and healthcare work, an ethic towards their implications, their desires, and their relationships.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Pessoal de saúde - Formação
Educação em saúde
Educação permanente
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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