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http://hdl.handle.net/11624/529
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Viana, Rafael Rodrigues | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de modelo de inferência de conhecimento baseado nas expressões faciais e nos comportamentos observáveis. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Cruz, Marcia Elena Jochims Kniphoff da | - |
dc.contributor.advisor | Frozza, Rejane | - |
dc.degree.department | Curso de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.description.abstract | Learning, for a long time, had only reason as basement for its development, but studies prove emotion is an essential part in the process of the construction of knowledge. Currently, computational systems have resources to aid emotion recognition in humans, through facial expressions, for example. In this respect, this work wants to analyze the emotions, captured through facial expressions and analyzed by FaceReader software, together with student’s observable behaviors in a virtual learning environment. Using these data was proposed a model for inference the construction of knowledge considering the exercise performance. As theoretical framework this work introduces definitions of emotion, basic emotions models, and techniques to recognize emotions through computers or electronic devices. The emotions, from facial expressions, and observable behavior, from the interaction with a virtual learning environment, were recorded using a screen recorder’s software and with the webcam. These data were treated and related to show which emotions happened during each observable behavior. This work allowed, besides the creation of a model for inference, the analysis of which behaviors and emotions were more important in the process of the construction of knowledge. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject.other | Redes neurais (Computação) | pt_BR |
dc.subject.other | Expressão facial | pt_BR |
dc.subject.other | Inferência (Lógica) | pt_BR |
dc.subject.other | Emoções | pt_BR |
dc.subject.other | Software | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/529 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-21T15:44:29Z | - |
dc.date.available | 2015-08-21T15:44:29Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O aprendizado, por um longo período de tempo, contou somente com a razão como base para seu desenvolvimento, contudo estudos comprovam que a emoção é parte essencial para o processo da construção do conhecimento. Sistemas computacionais compreendem, hoje, recursos para auxiliar no reconhecimento de emoções em seres humanos, através das expressões faciais, por exemplo. Neste sentido, este trabalho objetivou analisar emoções, capturadas através de expressões faciais e analisadas pelo software FaceReader, juntamente com os comportamentos observáveis de estudantes, através do uso de um ambiente virtual de aprendizagem. Sobre estes dados foi proposto um modelo de inferência de aquisição do conhecimento considerando o desempenho nos exercícios. Como referencial teórico este trabalho apresenta definições de emoções, modelos de emoções básicas e métodos de reconhecimento de emoções através de computadores ou dispositivos eletrônicos. As emoções, resultantes das expressões faciais, e os comportamentos observáveis, resultantes da interação com um ambiente virtual de aprendizagem, foram capturados com o uso de um software de captura de tela e da imagem da webcam. Estes dados foram tratados e relacionados, mostrando quais emoções ocorreram durante a realização de cada comportamento observável. Este trabalho permitiu, além da criação do modelo de inferência, a análise de quais comportamentos e emoções que foram mais importantes no processo de construção do conhecimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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