Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/530
Autor(es): Teixeira, Kelvin Schmaltz
Título: Mapeamento de rota de estudo na web baseada na estratégia de gamificação.
Data do documento: 2014
Resumo: A Web tem se constituído como um importante canal para obtenção de informações e espaço de aprendizagem. Se antes deste espaço o acesso à informação era limitado e dependente das mídias de comunicação, livros e quaisquer materiais de estudo, hoje o desafio é conseguir localizar e organizar o que é útil devido ao excesso de informações. A evolução da Web permitiu que diversas ferramentas voltadas ao ensino fossem criadas gerando ambientes EaD (Educação a Distância), que além do vasto acervo de materiais, recursos e atividades, possibilitam o acontecer do processo educativo apesar da distância. Muitos destes ambientes exploram caracterísitcas de interatividade para que os usuários se sintam mais motivados a aprender e, com isso, nota-se a importância do uso de estratégias que possam encorajar o usuário a realizar diferentes tarefas e a (re)construir seu conhecimento. Uma destas estratégias é a gamificação, que procura tornar as atividades propostas mais atrativas, gerando também, motivação e engajamento do usuário para a realização das mesmas. Com base neste contexto, o presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo desenvolver uma aplicação agente que acompanha o usuário durante a busca por informação na Web, registrando seu percurso de estudo. Tal percurso corresponde ao processo de aprendizagem do usuário, seu interesse de pesquisa e é mobilizado por técnicas de gamificação. No final, a aplicação gera um mapa da rota de estudo, o qual evidencia as páginas relevantes de estudo, selecionadas pelo usuário e o caminho real percorrido. O propósito do mapa da rota de estudo foi incentivar o usuário à reflexão sobre os caminhos tomados na pesquisa e na busca por conhecimento, resultados que foram observados nos testes. Também, através dos testes, pode-se aferir que os participantes consideram que o uso de elementos de gamificação é interessante, pois provoca o envolvimento e uma dinâmica guiada pelo desafio.
Resumo em outro idioma: The Web has become an important channel for the information obtaining and study space. If before that space the access of the information was limited and dependent of communication media, books and any other study material, today the challenge is to locate and organize what is helpful due to the information excess. The evolution of Web allowed several tools aimed for teaching would be created generating environments know as Distance Learning (or Distance Education), that in addition to the vast collection of materials, resources and activities, allowed the education process to happen despite the distance. Many of these environments explore interactive features so that users could get motivated to learn and, with that, it is noticed the importance of the use of strategies that could encourage the user to perform different tasks and the (re)construct his knowledge. One of that strategies is the gamification that aims for make the proposed activities most attractive, generating as well, motivation and user engagement for its fulfillment. Based in that context, the present final paper aimed for the development of an agent application that could follow the user during his search for information in a Web environment, registering his study route. This route matches to the user study process, his interest of research is mobilized by gamification techniques. At final, the application generate a map that represents the study route, which highlights the relevant pages, selected by user and the real route covered. The route map purpose was to encourage the user to think over the paths taken during his research and search for knowledge, results that were observed during the tests. As well, by tests, it was possible to check that the participants consider that the use of gamification elements is interesting, because it cause involvement and a dynamic guided by challenge.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Ciência da Computação
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Agentes inteligentes (Software)
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino a distância
Pesquisa na Internet
Orientador(es): Bagatini, Daniela Duarte da Silva
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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