Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/535
Autor(es): | Cornelius Junior, Romeu |
Título: | Uso da mineração de dados na identificação de alunos com perfil de evasão do ensino superior. |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | As universidades enfrentam o desafio de reduzir os índices de evasão dos alunos nos cursos de graduação. Este problema ocorre tanto em instituições públicas como privadas e seus efeitos estão relacionados com questões financeiras e com a diminuição do número de alunos formados no ensino superior. Este trabalho apresenta um estudo sobre a evasão no ensino superior e a aplicação de técnicas de mineração de dados na tentativa de descobrir, um perfil dos alunos com tendências evasivas e os padrões associados a essas tendências. Como parte da fundamentação teórica, foram verificados os principais conceitos relativos ao tema, levantamento de trabalhos relacionados, estudo das técnicas e algoritmos de mineração de dados, e como metodologia para a realização do estudo, foi escolhida a ferramenta mineradora de dados WEKA, além das técnicas de mineração conhecidas como classificação e associação, para a realização de experimentos de acordo com o domínio dos dados cedidos pela Universidade de Santa Cruz do Sul ? UNISC. Esses dados foram cedidos em forma de arquivo texto pelo setor de Informática da universidade e importados para uma base de dados de apoio, em seguida transformados em arquivos .arff, padrão exigido pelo WEKA e então submetidos aos algoritmos de mineração. Os resultados obtidos mostram que o total de disciplinas cursadas e o status final das disciplinas do primeiro semestre são os fatores que mais colaboram para a evasão do curso. |
Resumo em outro idioma: | Reduce students dropout rates in graduate courses is a challenge faced by universities. This problem occurs in public and private institutions, and its effects are related to financial issues and the declining number of graduates in higher education. This paper presents a study on dropout in higher education and the application of data mining techniques. The aim is to find students with evasive trends and the patterns associated with these trends. As part of the theoretical background, were found the main concepts related to the topic, survey related work, study of techniques and algorithms for data mining, and as a methodology for the study, we chose the data mining tool WEKA. In addition to the known mining techniques such as classification and association, to conduct experiments according to the field of data provided by the University of Santa Cruz do Sul - UNISC. These data were given by the university's IT department in text file format and was imported into a supporting database, then transformed into .arff files required by WEKA software and then subjected to data mining algorithms. The results show that the final status of disciplines in the first semester and the number of disciplines taken semester by semester are the factors that collaborate to students dropout. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Ciência da Computação |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Evasão escolar Exploração de dados (Computação) |
Orientador(es): | Schreiber, Jacques Nelson Corleta |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Romeu Cornelius Junior - TCC - Final.pdf | 3.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons