Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/538
Autor(es): Bitencourt, Eduardo Paes
Título: O balanced scorecard como ferramenta de gestão estratégica em uma empresa familiar de pequeno porte : um estudo de caso.
Data do documento: 2015
Resumo: Um mercado cada vez mais competitivo evidencia a necessidade da utilização de novos mecanismos para fazer frente à concorrência entre as empresas. As Micro e Pequenas Empresas - MPEs exercem papel fundamental na geração de emprego e renda, e na manutenção do crescimento econômico. Diferentes pesquisas apontam que as baixas taxas de sobrevivência das MPEs no Brasil resultam principalmente de falhas gerenciais. Logo, é preciso mostrar a estas empresas que a utilização de ferramentas de planejamento e controle constituem fator determinante para sua continuidade. Uma das ferramentas mais utilizadas é o Balanced Scorecard - BSC como metodologia de gestão estratégica. Neste contexto, o presente trabalho de pesquisa tem por objetivo a utilização do BSC como ferramenta de gestão estratégica e de suporte à tomada de decisão da EMPRESA BETA. Objetiva-se a definição de um conjunto de indicadores de desempenho do BSC da EMPRESA BETA. O estudo foi realizado em uma empresa familiar de pequeno porte que atua no mercado de corretagem de seguros no município de Santa Cruz do Sul. Para responder os objetivos deste trabalho, um estudo de caso foi elaborado. O estudo fez uso do método qualitativo enquanto que a pesquisa foi de natureza descritiva. A coleta de dados ocorreu durante o mês de maio, através da análise de documentos e relatórios disponibilizados pela empresa, e por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa, aos quais foram apresentadas questões sobre o planejamento estratégico da empresa. Os resultados obtidos com o estudo indicam que a ferramenta contribuiu para a gestão da empresa analisada. Conclui-se que a metodologia do BSC trouxe benefícios para a gestão estratégica da empresa atendendo às necessidades dos gestores. Dessa forma, o presente estudo contribuiu para a melhoria do processo decisório da empresa.
Resumo em outro idioma: An increasingly competitive market highlights the need to use new mechanisms to deal with the competition between companies. Micro and Small Enterprises - MSEs play a key role in generating employment and income and maintaining economic growth. Different studies indicate that low survival rates of MSEs in Brazil mainly result from mismanagement. Therefore, it is necessary to show to these companies that the use of planning and controlling tools are a determinant factor for its continuity. One of the most used tools is the Balanced Scorecard - BSC as a strategic management system. In this context, the present research aims at the use of the BSC as a strategic management tool and support of EMPRESA BETA decision making. The goal is to define a set of performance indicators to the BSC for EMPRESA BETA. The study was conducted in a family enterprise which operates in the insurance brokerage market in the city of Santa Cruz do Sul. To meet the objectives of this study, a case study was prepared. The study makes use of qualitative methods while the research was descriptive in nature. Data collection took place during the month of May, through the analysis of documents and reports provided by the company, and through semi-structured interviews with company managers, to which were presented questions about the company's strategic planning. The study results indicate that the tool contributes to the management of the company analyzed. It is concluded that the BSC system brought benefits to the strategic management of the company taking into account the needs of its managers. Thus, this study contributed to the improvement of the decision making process of the company.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Ciências Econômicas
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Empresas familiares
Desempenho - Indicadores
Orientador(es): Alievi, Rejane Maria
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Paes.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons