Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKirst, Fernanda Schwinden Dallamico-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleOs programas 'Saúde na escola' e 'Saúde e prevenção nas escolas' : dos riscos biopolíticos à estratégia de governamento dos sujeitos escolares.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorHillesheim, Betina-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis master’s thesis aims to analyze the programs 'Health in School (PSE)' and 'Health and Prevention in Schools (SPE)' - Public Policy of the School health - as strategies of governmentality and regulation of the social body. Therefore, it is discussed from the genealogical proposal of Michel Foucault, the emergence of Brazilian public policies of health in an attempt to understand how health has become a public policy and to establish a trajectory of Public Health Policy in Brazil. Having focused on health at school environment, by analyzing the hygienist movement, it was sought to identify how health penetrated the school environment, becoming a control strategy to the school bodies. The analysis of selected programs allows identify like these documents as constitute governmentality strategies, promoting regulation of ways of living and exercising control over the bodies. It is problematized also how the guidelines contained in these programs promote the management of risks to the school population, since it is from these guidelines that are shaped behaviors perceived as healthy, stimulating through individual accountability, the adoption of habits that allow to lead a life protected from the risks. Thus, it is considered that the programs analyzed represent forms of governmentality and biopolitic strategies, as these public policies exert a form of control and investment on the lives of people, particularly on school population. In this way, those politics constituting as a government strategy of the populations that, through guidance determinations, lead conduct forms and dictate behavior regarded as healthy.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSaúde escolarpt_BR
dc.subject.otherPolítica de saúdept_BR
dc.subject.otherPolítica públicapt_BR
dc.subject.otherEstudantes - Saúde e higienept_BR
dc.subject.otherBiopolíticapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/542-
dc.date.accessioned2015-08-25T12:28:46Z-
dc.date.available2015-08-25T12:28:46Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem o propósito de analisar os Programas "Saúde na Escola (PSE)" e "Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)" - Políticas Públicas de Saúde do escolar - enquanto estratégias de governamentalidade e regulação do corpo social. Para tanto, discute-se, a partir da proposta genealógica de Michel Foucault, a emergência das políticas públicas de saúde brasileiras, na tentativa de entender de que forma a saúde passou a se constituir uma política pública e também estabelecer uma trajetória das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Tendo como foco a saúde no espaço escolar, mediante análise do movimento higienista, procurou-se identificar como a saúde penetrou o espaço escolar, constituindo-se em estratégia de controle dos corpos escolares. A análise dos programas escolhidos permite identificar como esses documentos se constituem em estratégias de governamentalidade, por promover uma regulação das formas de viver, ao mesmo tempo em que exercem um controle sobre os corpos. Problematiza-se também como as orientações contidas nos referidos programas promovem o gerenciamento dos riscos para a população escolar, uma vez que é a partir das mesmas que se moldam comportamentos entendidos como saudáveis, estimulando, através da responsabilização individual, a adoção de hábitos que permitam levar uma vida protegida dos riscos. Dessa maneira, considera-se que os programas analisados representam formas de governamentalidade e estratégias biopolíticas, exercendo formas de controle e de investimento sobre a vida das populações, em particular sobre a população escolar. Deste modo, tais políticas constituem-se como estratégia de governo das populações, conduzindo condutas e ditando formas de comportamentos entendidos como saudáveispt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Kirst.pdf764.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons