Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/542
Autor(es): Kirst, Fernanda Schwinden Dallamico
Título: Os programas 'Saúde na escola' e 'Saúde e prevenção nas escolas' : dos riscos biopolíticos à estratégia de governamento dos sujeitos escolares.
Data do documento: 2015
Resumo: Esta dissertação tem o propósito de analisar os Programas "Saúde na Escola (PSE)" e "Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)" - Políticas Públicas de Saúde do escolar - enquanto estratégias de governamentalidade e regulação do corpo social. Para tanto, discute-se, a partir da proposta genealógica de Michel Foucault, a emergência das políticas públicas de saúde brasileiras, na tentativa de entender de que forma a saúde passou a se constituir uma política pública e também estabelecer uma trajetória das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Tendo como foco a saúde no espaço escolar, mediante análise do movimento higienista, procurou-se identificar como a saúde penetrou o espaço escolar, constituindo-se em estratégia de controle dos corpos escolares. A análise dos programas escolhidos permite identificar como esses documentos se constituem em estratégias de governamentalidade, por promover uma regulação das formas de viver, ao mesmo tempo em que exercem um controle sobre os corpos. Problematiza-se também como as orientações contidas nos referidos programas promovem o gerenciamento dos riscos para a população escolar, uma vez que é a partir das mesmas que se moldam comportamentos entendidos como saudáveis, estimulando, através da responsabilização individual, a adoção de hábitos que permitam levar uma vida protegida dos riscos. Dessa maneira, considera-se que os programas analisados representam formas de governamentalidade e estratégias biopolíticas, exercendo formas de controle e de investimento sobre a vida das populações, em particular sobre a população escolar. Deste modo, tais políticas constituem-se como estratégia de governo das populações, conduzindo condutas e ditando formas de comportamentos entendidos como saudáveis
Resumo em outro idioma: This master’s thesis aims to analyze the programs 'Health in School (PSE)' and 'Health and Prevention in Schools (SPE)' - Public Policy of the School health - as strategies of governmentality and regulation of the social body. Therefore, it is discussed from the genealogical proposal of Michel Foucault, the emergence of Brazilian public policies of health in an attempt to understand how health has become a public policy and to establish a trajectory of Public Health Policy in Brazil. Having focused on health at school environment, by analyzing the hygienist movement, it was sought to identify how health penetrated the school environment, becoming a control strategy to the school bodies. The analysis of selected programs allows identify like these documents as constitute governmentality strategies, promoting regulation of ways of living and exercising control over the bodies. It is problematized also how the guidelines contained in these programs promote the management of risks to the school population, since it is from these guidelines that are shaped behaviors perceived as healthy, stimulating through individual accountability, the adoption of habits that allow to lead a life protected from the risks. Thus, it is considered that the programs analyzed represent forms of governmentality and biopolitic strategies, as these public policies exert a form of control and investment on the lives of people, particularly on school population. In this way, those politics constituting as a government strategy of the populations that, through guidance determinations, lead conduct forms and dictate behavior regarded as healthy.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Saúde escolar
Política de saúde
Política pública
Estudantes - Saúde e higiene
Biopolítica
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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