Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/543
Autor(es): Zucheto, Zélide Aparecida Baier
Título: Avaliação da satisfação e fidelização nas editoras universitárias na ótica das livrarias.
Data do documento: 2012
Resumo: As editoras universitárias vêm buscando reconhecimento na área dos livros universitários. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo a análise da percepção das livrarias universitárias e comerciais em relação à satisfação com o produto "livro" e com os serviços oferecidos e a influências das ações que as fidelizam. A coleta de dados da pesquisa, por meio da aplicação de um questionário, buscou delinear o perfil dos clientes e avaliar a satisfação e à importância dos fatores de fidelização. Na primeira etapa do estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram analisadas diversas fontes para a construção do embasamento teórico e o emprego do incidente crítico. Na segunda etapa, foram enviados 200 questionários, via e-mail, para os dois segmentos de clientes: livrarias universitárias e livrarias comerciais. A amostra caracterizou-se como não probabilística e por conveniência. A estrutura da pesquisa sobre a satisfação foi arranjada por 39 variáveis e cinco dimensões de satisfação, que se mantiveram após a aplicação da rotação varimax com normalização Kaiser. Os indicadores com carga fatorial inferior 0,60 foram excluídos da análise. Essa ordenação de variáveis proporcionou bom valor para o Alpha de Cronbach de 0,929. O resultado da análise fatorial explica 72,15% de satisfação das livrarias universitárias e comerciais, através dos cinco fatores confirmados. Foi empregada a análise de agrupamento, pelo método Ward, que resultou na formação de quatro clusters, com características significativamente diferentes entre si. Por meio do método de regressão, técnica Stepwise, examinou-se a contribuição de cada variável, e o resultado exibido admitiu a significância do estudo proposto, indicando a existência de relação estatisticamente significativa entre as variáveis independentes e a variável dependente. As variáveis independentes explicaram 57,20% da variável dependente: satisfação geral. E, que há influência dos três fatores: promoção, praça e produto. Portanto, o estudo apresentado, após a análise, mostrou-se ajustado para medir e avaliar o nível de satisfação. Dos meios que mais influenciam na comunicação das editoras universitárias para divulgação do seu produto, foram destacados: sites, e-mails personalizados, redes sociais, malas diretas. Após a análise dos dados, concluiu-se que, as livrarias demonstraram como ponto forte a satisfação com o produto, enquanto no fator promoção percebeu-se a necessidade de adotar novas ações. As ações apontadas como mais importantes na fidelização dos clientes das editoras universitárias foram: o produto, a demanda pelo consumidor, a disponibilidade de informações sobre o produto/livro, o relacionamento com o cliente, o atendimento, a credibilidade, a flexibilidade, o prazo, a logística e o preço.
Resumo em outro idioma: The university presses have been seeking recognition in the area of university books. Accordingly, the study aimed to analyse the perception of commercial and university bookstores in relation to product satisfaction "book" and the services offered and the influence actions that loyal. The data collection of the research was through a questionnaire, it sought to define the profile of the clients and assess satisfaction and the importance of loyalty factors. The first stage of the study was a literature search, in which several sources have been analysed to build the theoretical foundation and the use of critical incident. In the second stage, 200 questionnaires were sent, via email, to the two customer segments: commercial bookstores, and university bookstores. The sample was characterized as not probabilistic and by convenience. The structure of the satisfaction survey was arranged by 39 variables and five dimensions of satisfaction, which remained after applying the varimax rotation with Kaiser normalization. The indicators with factor loadings less than 0.60 were excluded from the analysis. This ordering of variables provided good value for Cronbach's Alpha of 0.929. The result of the factorial analysis explained 72.15% of satisfaction of university bookstores and commercial, through the five factors confirmed. It was used the grouping analysis by Ward method, which resulted in the formation of four clusters with significantly different characteristics. Through regression method, Stepwise technique, it was examined the contribution of each variable to the model, and the result displayed admitted the significance of the proposed model, indicating the existence of a statistically significant relationship between the independent variables and the dependent variable. The independent variables explained 57.20% of the dependent variable: overall satisfaction. And, there is the influence of three factors: promotion, place and product. Therefore, the model, after analysis, proved to be adjusted to measure and evaluate the level of satisfaction. The means that most influence the communication of university presses for release the product, were highlighted: websites, personalized email, social networks, mailing lists. After analyzing the data, it was concluded that the bookstores demonstrated strong point satisfaction with the product, while the factor promoting realized the need to adopt new shares. The actions identified as most important in customer loyalty of university presses were: the product, the consumer demand, the availability of information about the product / book, customer relationship, compliance, credibility, flexibility, time, logistics and price.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Satisfação do consumidor
Editoras universitárias - Publicações
Clientes - Lealdade
Livreiros e livrarias - Marketing
Marketing de relacionamento
Orientador(es): Moyano, Carlos Alberto Mello
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZelideZucheto.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons