Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrigo, Daiane-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA influência dos grupos de referência no processo decisório do consumidor de livros técnicos e universitários.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMoyano, Carlos Alberto Mello-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis study sought to take notice about the types of influence that reference groups have on consumers in their decision-making process of purchasing textbooks and academic books. Furthermore, the study also aimed to propose that marketing actions can be applied to Bookstores in order to reach their consumers, seeking to build relationships and loyalty. The research is characterized by quantitative and descriptive; it was used the non-participant observation during the Book Fair in Santa Maria, with the aim to describe consumer behaviour of technical and academic books. Also it was applied a questionnaire to consumers textbooks and academics, to identify and analyse which types of reference groups and the types of influence they have on those customers. The method of sampling was not probabilistic and for convenience; were obtained 215 valid questionnaires. As the main sources consulted before the purchase of technical and college books : teachers and / or individuals who have knowledge in the area, magazines and catalogues and / or websites Publishers. Regarding the type of influence that the reference group exerts more on consumers textbooks and college, it was observed that the influence of informational earned the highest average, followed by the influence of utilitarian and influence the type expression value. It was also made analyses of segmentation, factorial, cluster and regression. After analysing and discussing the data, was suggested that marketing actions can be useful in order to adapt Bookstores intheir products and services, create relationships and build customer loyalty. The Marketing actions suggested were to apply tools of relationship marketing, sales promotions, intensify the relationship with teachers, build partnerships with publishers textbooks and university bookstore site to keep updated.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherConsumidores - Preferênciapt_BR
dc.subject.otherProcesso decisóriopt_BR
dc.subject.otherLivreiros e livrarias - Marketingpt_BR
dc.subject.otherMarketing de relacionamentopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/544-
dc.date.accessioned2015-08-26T12:33:23Z-
dc.date.available2015-08-26T12:33:23Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou tomar conhecimento sobre os tipos de influência que os grupos de referência exercem sobre o consumidor em seu processo decisório de compra de livros técnicos e universitários. Além disso, o estudo também teve o objetivo de propor ações de marketing que possam ser aplicadas às Livrarias, a fim de alcançar seus consumidores finais, buscando criar relacionamento e fidelizar. A pesquisa caracterizou-se por ser quantitativa e descritiva, o estudo utilizou-se de observação não-participante durante a Feira do Livro de Santa Maria, com o objetivo de descrever o comportamento do consumidor de livros técnicos e universitários. Também foi aplicado um questionário junto a consumidores de livros técnicos e universitários, visando identificar e analisar quais tipos de grupos de referência e os tipos de influência que exercem sobre esses consumidores. A forma de amostragem foi a não probabilística e por conveniência, foram obtidos 215 questionários válidos. Quanto as principais fontes consultadas antes da compra de livros técnicos e universitários destacaram-se: professores e/ou pessoas que tenham conhecimento na área, revistas especializadas e catálogos e/ou sites de Editoras. Quanto ao tipo de influência que o grupo de referência mais exerce sobre os consumidores de livros técnicos e universitários, observou-se que a influência do tipo informacional obteve a maior média, seguida pela influência do tipo utilitária e a influência do tipo expressão de valor. Também foram feitas análises de segmentação, fatorial, cluster e regressão. Diante da análise e discussão dos dados, foram sugeridas ações de marketing que podem ser úteis às Livrarias visando adequar seus produtos e serviços, criar relacionamento e fidelizar os clientes. As ações de marketing sugeridas consistem em aplicar ferramentas do marketing de relacionamento, realizar promoções de vendas, intensificar o relacionamento com professores, criar parcerias com editoras de livros técnicos e universitários, manter site da livraria atualizado.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaianeFrigo.pdf962.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons