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dc.contributor.authorSimch, Marco Antonio Victor-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSistema de custeamento e seus reflexos na gestão estratégica de operações : um estudo de caso em uma empresa comercial varejista de Santa Cruz do Sul/RS.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Marco Antonio Fernandes de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThis study, in a general view, aims to define the current costing system of the business retailer company Agro Comercial Afubra Ltd., seeking competitive advantages in the strategic management of operations. Therefore, an analysis of the structure of the current costing system was needed, resulting in an improvement proposal which includes: linking the system to the budget plan, basing the costing system to the fiscal year for 2013, and expanding the current costing system to the level of goods. This proposal, which culminated in a location map at cost of goods, was achieved through a case study, with collection and analysis of data supported by managerial inferences of variable costing method. This method defended and validated by bibliographic references that guided the present study, when emphasizing the management of contribution margin as the main managerial purpose was entirely essential for the development of the final proposition of this study. To meet the objectives of this study, preliminary studies were carried out based on projections sales by segment for the fiscal year of 2013, as well as data from the operational budget of 2013, based on management assumptions, resulting ultimately in location maps of cost per segment, subgroup and goods. The location map of costs for goods was structured and formalized as a system of management information, containing a set of indicators to business processes, mainly for purchases and sales. Thus, it was concluded that indicators show the system is sufficient and relevant as guiding the business processes of the company studied. As this is a proposal, the results of global strategies guided by the costing system will only be evaluated over fiscal year of 2013, not disqualifying it, however, in terms of support for decision processes.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCustopt_BR
dc.subject.otherOrçamentopt_BR
dc.subject.otherAdministração financeirapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/545-
dc.date.accessioned2015-08-26T12:50:06Z-
dc.date.available2015-08-26T12:50:06Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, de forma geral, objetivou redefinir o atual sistema de custeamento da empresa comercial varejista Agro Comercial Afubra Ltda., visando vantagens competitivas na gestão estratégica de operações. Para tanto, uma análise da estrutura do atual sistema de custeamento foi necessária, resultando em uma proposta de melhoria que inclui: vinculação do sistema ao plano orçamentário, alicerçando o sistema de custeamento já para o exercício social de 2013, e ampliação do sistema de custeamento atual ao nível de mercadorias. Essa proposta, que culminou em um mapa de localização de custos ao nível de mercadorias, foi concretizada por meio de um estudo de caso, com coleta e análise de dados suportada pelas inferências gerenciais do método de custeio variável. Tal método, defendido e validado pelos referenciais bibliográficos que instruíram o presente estudo, ao enfatizar o gerenciamento da margem de contribuição como principal finalidade gerencial, foi essencial para o desenvolvimento da proposição final deste estudo. Para atendimento dos objetivos dessa proposição, foram realizados estudos preliminares tomando por base projeções de vendas por segmento para o exercício social de 2013, assim como dados do orçamento operacional de 2013, com premissas gerenciais fundamentadas, resultando, em última instância, nos mapas de localização de custos por segmento, subgrupo e mercadorias. O mapa de localização de custos por mercadorias foi estruturado e formalizado como um sistema de informações gerenciais, contendo um conjunto de indicadores para os processos de negócio, principalmente para compras e vendas. Dessa forma, concluiu-se que os indicadores do sistema se mostram suficientes e relevantes como norteadores dos processos de negócio da empresa estudada. Por se tratar de uma proposta, os resultados das estratégias globais norteadas pelo sistema de custeamento só poderão ser avaliados ao longo do exercício social de 2013, não a desqualificando, entretanto, em termos de suporte aos processos decisórios.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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