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dc.contributor.authorManara, Alecia Saldanha-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA prática do tutor e sua constituição como educador na educação à distância.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorViegas, Moacir Fernando-
dc.contributor.advisorcoGoes, Cesar Hamilton Brito-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents a discussion about of the educational practice of tutors in long distance learning, where recent proposals in education are becoming increasingly of education are beeing configurated from technology information and communication mediated by a computer network. Distance learning education and its practice denote changes in education that imprint n the education process acquiry knowledge, with teachers and students connected through a comput network in different times and places. In this context a tutor plays a fundamental role in the process of teaching and learning and in monitoring students' activities via the Virtual Learning Environment. This study intends to know the meaning that a educational practice has for the tutors acting on long distance learning and how these professionals became educators using the virtual space. It a prevails qualitative aspect of the research which involves the participation of three tutors linked to a higher education institution from small towns and was conducted in two stages: interviews with semi-structured meetings and focus. The semi-structured questionnaire was divided into four areas: Trajectories, Professional Practice, The meaning of the profession for oneself /Meanings of Work and Emancipatory Processes Tutor. The meetings will definided focus on three focal areas: Exercise of the profession and professional achievement. The pedagogical issue: the tutor-student relationship and the future of the tutoring profession. Data were recorded and transcribed, using a theorical reference the data analysis by Bardin (1977). Conclude that the main activities described by tutors are: to directing the students with respect to questions regarding the content and functioning of the institution, contribute to students knowledge and stimulate learning process, as well as following the disciplines and help the instructor as need. This educators the EaD as teaching activitie and the regulation of the profession and take the recognized and emancipation of their profession as a way to get recognition, which becomes precarious due to a number of issues including hiring as administrative technician, causing a lack of clarity on their functions in the institution, the temporary hiring as being directly linked to the opening of new classes and course offering to wich excerts tutoring activities and the non recognition of their activities as teaching activities.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.otherPreceptores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/552-
dc.date.accessioned2015-08-28T17:32:59Z-
dc.date.available2015-08-28T17:32:59Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação apresenta uma discussão sobre a prática educativa dos tutores na Educação à Distância, onde recentes propostas na área da educação vêm se configurando a partir das tecnologias da informação e da comunicação mediados pelo computador conectados em rede. A educação à distância e sua prática denotam mudanças que imprimem na educação novas possibilidades de se adquirir conhecimento, com professores e alunos conectados em rede, em diferentes lugares e espaços. Nesse contexto o tutor exerce papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem e no acompanhamento das atividades dos alunos via Ambiente Virtual de Aprendizagem. Este estudo tem como objetivo conhecer o significado que a prática educativa tem para os tutores atuantes na educação à distância e como este profissional se constitui educador no espaço virtual. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que conta com a participação de três tutores vinculados a uma instituição de ensino superior do interior do RS e a coleta de informações foi realizada por meio de dois instrumentos: entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado e encontros focais. O roteiro da entrevista foi dividido em quatro eixos: Trajetórias, Exercício Profissional, Sentidos/Significados do Trabalho e Processos Emancipatórios do Tutor. Os encontros focais foram baseados em três temas: Exercício da profissão e realização profissional, A questão pedagógica: a relação tutor-aluno e o Futuro da profissão de tutoria. Os dados coletados foram gravados e transcritos, utilizando-se como referencial teórico para análise dos dados a análise de conteúdo. Concluiu-se que as principais atividades descritas pelos tutores são: orientar os estudantes com relação às dúvidas referentes ao conteúdo e ao funcionamento da instituição, contribuir para o conhecimento dos alunos e estimular processos de aprendizagem, bem como acompanhar as disciplinas e auxiliar o no trabalho do professor. Os tutores reconhecem suas atividades na EaD como atividade docente e vêem na regulamentação da profissão uma forma de reconhecimento e emancipação de seu trabalho, que torna-se precarizado em função de uma série de questões. Entre elas, a contratação como técnicos administrativos, causando falta de clareza de suas funções na instituição; a contratação como temporários, dependendo sua continuidade da abertura de novas turmas do curso no qual exercem a atividade de tutoria; o não reconhecimento de suas atividades como atividades docentes.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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