Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchwengber, Luciana-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleExame Nacional de Desempenho de Estudantes : problematizando verdades sobre a formação do professor de matemática.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Cláudio José de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe dissertation aims to study the National Student Development Exam in Mathematics as a producer of truths through the power relations, producing effects in the mathematics teacher training. The theoretical framework of the research is a perspective foucaultina, working with concepts of power and truth. The following documents: Ordinances that regulate National Student Development Exam in Mathematics, specific licenciature questions in the test and the Course Reports, from three editions already done, 2005, 2008 and 2011, were used as qualitative analysis material. The analysis consist in the study of regularities and discontinuities presented in these documents, the production of knowledge about the training of mathematics teachers by the National Student Development Exam in Mathematics, the enunciation of their statistical results and their strategies of legitimation and persuasion as government technology. The distribution of strength between the practices of the analyzed documents makes the evaluation of National Student Development Exam in Mathematics an effective way of exercising power, suggesting for future math teacher the mastery of concepts and content, the development of interdisciplinary and reflect on their profession. Thus, the mathematics teachers training, guided by the truths produced in the National Student Development Exam, turns out to be meant as a responsibility of the students.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Matemáticapt_BR
dc.subject.otherVerdadept_BR
dc.subject.otherPoder (Ciências sociais)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/553-
dc.date.accessioned2015-08-28T17:40:01Z-
dc.date.available2015-08-28T17:40:01Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA dissertação objetiva o estudo de documentos que compõem o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de Matemática como produtores de verdades, através das relações de poder, produzindo efeitos na formação do professor de matemática. O referencial teórico da pesquisa consiste em uma perspectiva foucaultina, trabalhando com conceitos de poder e verdade. Como materiais de análise qualitativa foram usados os seguintes documentos: as Portarias que normatizam o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de Matemática, as questões específicas de licenciatura das provas e os Relatórios de Cursos, referentes às três edições já realizadas: de 2005, 2008 e 2011. A análise consiste no estudo das regularidades e descontinuidades, apresentadas nestes documentos, problematizando a produção de saberes sobre a formação de professores de matemática, a enunciação estatística dos seus resultados e suas estratégias de legitimação e persuasão como tecnologia do governo. A distribuição de força entre as práticas dos documentos analisados torna o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes uma maneira efetiva de exercício do poder sugerindo ao futuro professor de matemática o domínio de conceitos e conteúdos, o desenvolvimento da interdisciplinaridade e uma reflexão sobre sua profissão. Assim, a formação do professor de matemática, orientada pelas verdades produzidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, acaba por ser significada como responsabilidade dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianaSchwengber.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons