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http://hdl.handle.net/11624/555
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Senger, Linara Maria de Aguiar | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | O trabalho do enfermeiro no cotidiano hospitalar : formação e desenvolvimento profissional. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Viegas, Moacir Fernando | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This qualitative research aims to better understand and reflect on the work of nurses and their daily activities focused on managing, caring for and educating. Is based on the formation process and the issues related to professional development. Describes, from historical aspects such as division of labor and hierarchical division, practices that are significant in relation to this way of working and what represents to the nursing as a social practice. The study was conducted in public hospital, bringing, from semi-structured interviews, an understanding of six nurses who work in correlated units. The analysis categories, which include training, continuing education and teamwork are related to difficulties experienced at present and the reflection on the professional autonomy and social recognition. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Enfermeiros - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Enfermagem prática | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Autonomia profissional | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/555 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-28T17:57:37Z | - |
dc.date.available | 2015-08-28T17:57:37Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Pesquisa de abordagem qualitativa cujo objetivo foi conhecer e refletir sobre o trabalho do enfermeiro e suas atividades cotidianas centradas no gerenciar, cuidar e educar. Está pautada no processo de formação e nas questões relacionadas ao desenvolvimento profissional. Descreve, a partir de aspectos históricos como a divisão do trabalho e a divisão hierárquica, práticas que são significativas com relação ao modo de trabalhar deste profissional e o que representam à enfermagem enquanto prática social. A pesquisa foi desenvolvida em instituição hospitalar pública, trazendo, a partir de entrevistas semi-estruturadas, a compreensão de seis enfermeiras que trabalham em unidades correlatas. As categorias de análise, que compreendem formação, educação permanente e trabalho em equipe estão relacionadas às dificuldades sentidas na atualidade e ao reflexo sobre a autonomia profissional e reconhecimento social. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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