Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/557
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Scremin, Paula Xavier | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A formação dos professores surdos : verdades produzidas na Revista Espaço. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cláudio José de | - |
dc.contributor.advisorco | Thoma, Adriana da Silva | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This study renders problematic on the truths about deaf teacher development at Espaço Magazine, the official magazine of Instituto Nacional de Educação de Surdos. The choice of the materiality for analysis is due to its themes that has as propose to publicize studies, researches and reflections related to deaf, deaf education and other aspects connected to these themes, as well as the teacher development. The Espaço Magazine is a periodical that runs in the whole national territory, with some issues distributed abroad. At first, I make an exposition about the questions that originate this Dissertation contextualizing this research, from my story and relation to the deaf education. I assign this work at the theoretical field of Deaf Studies. The concepts used of truth and difference were based on foucaultiana perspective that helped to think about the deaf educational questions nowadays. The figure of the deaf teacher appears situated on the History of the Deaf Education and now after the decree 5626/2005. For this, with the analysis it was verified that the truths put by the magazine in this temporal cut from 2005 to 2009 were referent to legalization of the Sign Language, Libras, and about the presence of the interpreter that does not guaranty an efficient Bilingual Education. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Professores com deficiência - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e estado | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/557 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-28T18:18:03Z | - |
dc.date.available | 2015-08-28T18:18:03Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo se propõe a problematizar as verdades sobre formação de professor surdo na Revista Espaço, revista oficial do Instituto Nacional de Educação de Surdos. A escolha da materialidade para análises é devido a sua temática, que tem como propósito divulgar estudos, pesquisas e reflexões relacionados à surdez, à educação de surdos, e a outros aspectos relacionados a esses temas, como a formação de professores. A Revista Espaço é um periódico que circula em todo o território nacional, com algumas edições distribuídas internacionalmente. No primeiro momento, faço uma exposição sobre os questionamentos que originaram esta Dissertação contextualizando a pesquisa, a partir da minha história e relação com a educação de surdos. Situo este trabalho no campo teórico dos Estudos Surdos. As noções de verdade e diferença a partir da perspectiva foucaultiana são utilizados para pensar as questões educacionais dos surdos na atualidade. A figura do professor surdo aparece situado na História da Educação dos Surdos e na atualidade após o Decreto 5626/2005. Com as análises realizadas neste estudo verificou-se que as verdades postas pela revista, no recorte temporal do ano de 2005 a 2009, foram referentes à oficialização da língua de sinais, Libras, educação bilíngue, inclusão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PaulaScremin.pdf | 757.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons