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dc.contributor.authorLaimer, Viviane Rossato-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleContexto, processo e conteúdo : estratégias de permanência no mercado em indústrias e implementos agrícolas no Brasil e em Portugal.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorCadoná, Marco André-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to verify which strategic events occurred in the industries of machines and agricultural implements of Brazil and Portugal between 1990 and 2010. Given the market opening, which occurred in 1990, companies have needed to adapt themselves to the new requirements of a market even more competitive. In order to analyze this problem, we proceeded to a research, of a qualitative nature, using a study of two cases, one of a Brazilian company and another from a Portuguese company. As instrument of data collection, we used the questionnaire, the interview script and the visitation scripted. The data analysis occurred based on the return of the questionnaires, on the transcripts of interviews and on the observation made at the company during the visit. After the interpretation of data, it is emphasized that both the industries used similar strategies, namely: innovation, internationalization, outsourcing and differentiation as content of corporate strategy, but in different times and contexts. As main conclusions of the research it has been found that the general environment heavily impacts on survival and in the determination of strategic nature adopted by companies, as well as that the investments made in the internal environment of the company are viable alternatives for a better adaptation to the external environment, giving the opportunity to minimize their impacts. Finally, it is noted that the analyzed companies are in the same strategic process, characterized as a process of logical incrementalism, which has as main features the use of experiments and experiences of managers when choosing the most appropriate strategy for the company.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMáquinas agrícolas - Indústria - Brasilpt_BR
dc.subject.otherImplementos agrícolas - Indústria - Portugalpt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherCompetição (Economia)pt_BR
dc.subject.otherTerceirizaçãopt_BR
dc.subject.otherInovações agrícolaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/558-
dc.date.accessioned2015-08-28T18:46:17Z-
dc.date.available2015-08-28T18:46:17Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente tese tem como propósito identificar quais os eventos estratégicos ocorridos nas indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil e de Portugal, entre 1990 e 2010. Diante da abertura do mercado, ocorrida em 1990, as empresas precisaram se adaptar às novas exigências de um mercado ainda mais competitivo. Para a análise desta problemática, procedeu-se uma pesquisa, de natureza qualitativa, por meio de um estudo de dois casos, sendo um de uma empresa brasileira e outro de uma empresa portuguesa. Como instrumentos de coleta de dados, adotou-se o questionário, roteiro de entrevista e roteiro de visitação. A análise dos dados ocorreu a partir do retorno dos questionários, transcrição das entrevistas e a observação na empresa durante a visita. Após a interpretação dos dados, ressalta-se que ambas as indústrias utilizaram estratégias semelhantes, quais sejam: inovação, internacionalização, terceirização e diferenciação como conteúdo da estratégia empresarial, porém, em contextos e momentos diferentes. Como principais conclusões da pesquisa tem-se que o ambiente geral impacta fortemente na sobrevivência e na determinação da natureza estratégica adotada pelas empresas, também que os investimentos realizados no ambiente interno da empresa são alternativas viáveis para uma melhor adequação ao ambiente externo, oportunizando uma minimização de seus impactos. Por fim, constata-se que as empresas analisadas encontram-se em um mesmo processo estratégico, caracterizado como um processo de incrementalismo lógico, que possui como principais características a utilização de experiências e vivências por parte dos gestores no momento da escolha da estratégia mais adequada para empresa.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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