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dc.contributor.authorAraújo, Beatriz Rocha-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleVirtualidade e narrativas : o ambiente digital como complexificador da autoconstituição/cognição.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize-
dc.contributor.advisorcoPons, Mônica Elisa Dias-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractTechnologies are part of human beings quotidian and with that reality, we are learning to live with all kinds of digital devices or not, with which we conduct different activities and change our relationship with the world. Through technology mankind can experience learning in different ways. With such reality in mind I proposed a situation/problem to fulfill my research under the question: How do adolescents selforganize considering a challenging digital environment, providing continuous process complexion and self-constitution? To do so, the research sought theoretical contributions considering issues of the Self-Organization Movement (MAO) and the Complexity Paradigm with Maturana’s and Varela’s (1997, 2001), Biology of Cognition Theory, as well as Lévy’s (1999) aspects of the virtual space and the dynamic of the hypertext. Thus, the empirical research was conducted by a qualitative research under action-research characteristics, where data were generated by the interaction of a group of 15 adolescents with different technological devices. In order to answer the problem proposed by the research the interactions of the participants, with both, themselves and the machines were observed. Through the disturbances each one constructed his/her autonomy, according to the principles of complexity in terms of the coupling man/machine in/on the network, which allowed the construction of new experiences. Throughout this process as background epistemological inference it was observed the inseparability of knowledge/subjectivity, immersed in an environment of noise, enabling adolescents’ complexion as authors of their lives, leveraging the idea of invention and linkage subject/reality/world/learning.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherAutopoiesept_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherComplexidade (Filosofia)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/559-
dc.date.accessioned2015-09-01T17:02:47Z-
dc.date.available2015-09-01T17:02:47Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias fazem parte do cotidiano do homem e com esta realidade estou aprendendo a conviver com todos os tipos de máquinas, digitais ou não, com as quais realizo diferentes atividades e transformo minhas relações com o mundo. Através das tecnologias, o humano pode vivenciar aprendizagens de forma diferenciada. Com essa realidade propus uma situação/problema e realizei uma pesquisa em torno da questão: Como os adolescentes se auto-organizam a partir de um ambiente digital desafiador, proporcionando contínuo processo de complexificação e autoconstituição? Para isso, minha investigação buscou contribuições teóricas, considerando questões do Movimento de Auto-organização (M.A.O.) e do Paradigma da Complexidade, com a Teoria da Biologia do Conhecer de Maturana e Varela (1997; 2001), bem como os aspectos do espaço virtual e da dinâmica do hipertexto de Lévy (1999). Assim, a pesquisa empírica foi realizada a partir de uma proposta de investigação de abordagem qualitativa com características da pesquisa-ação. Os dados foram gerados a partir da interação de um grupo de 15 adolescentes com os diferentes dispositivos tecnológicos. Para tentar responder ao problema de pesquisa, observei as interações dos participantes entre si e com as máquinas, através das perturbações, cada um foi construindo sua autonomia, segundo os princípios da complexidade em termos do acoplamento homem/máquina em/na rede, o que me permitiu a construção de novas experiências. Ao longo desse processo, como inferência epistemológica de fundo, observei a inseparabilidade do conhecer/subjetivar-se, imerso em um ambiente de ruídos, possibilitando as complexificações dos adolescentes, enquanto autores de suas vidas, potencializando a ideia de invenção e articulação sujeito/realidade/mundo/aprendizagens.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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