Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/561
Autor(es): | Mattia, Adilene Alvares |
Título: | Características do processo de expansão e integração de uma universidade comunitária : o caso da UCS/RS. |
Data do documento: | 2013 |
Resumo: | Esta tese é produto de uma pesquisa que objetivou analisar o processo de expansão territorial da Universidade de Caxias do Sul (UCS) através de suas estratégias de integração regional e do envolvimento com práticas voltadas para o desenvolvimento da Região Nordeste do RS, no período de 1967 a 1993. Foram investigadas as características da Instituição de Ensino Superior, mediante os principais traços institucionais, analisadas as estratégias de integração regional em sua expansão territorial nessa região e avaliados os significados atribuídos pelas comunidades acadêmica e externa ao seu processo de regionalização, em sua expansão territorial. A tese propõe-se a analisar como se produzem os saberes sociais em determinados grupos e como esses saberes se manifestam nas relações destes grupos. A leitura dos textos documentais, combinada com os depoimentos de agentes envolvidos na sua elaboração, contextualiza esta produção. Para isso buscou-se, na perspectiva moscoviciana da Teoria das Representações Sociais, fundamentos para compreender e explicitar os significados produzidos, cujos conceitos e modalidades de apreensão do real estão sedimentados numa disciplina que se coloca como campo-limítrofe entre a Psicologia e a Sociologia. A Universidade e seus movimentos de expansão revelam-se objeto de representação pela sua importância e possibilidade de que o saber produzido seja reconhecido como construção social e produza consequências no meio em que circula. Neste sentido, a prática socialmente construída da Universidade sempre foi uma representação coletiva, a partir de um grupo de idealizadores que, através da união de faculdades dispersas nos anos 60, consideram-se elementos constituintes da materialização da UCS. Ressalta-se que o seu caráter comunitário ainda precisa ser propagado de acordo com os valores fundadores das universidades comunitárias, porque esta é uma construção frágil no imaginário social. Quanto ao projeto de regionalização, o território usado foi um espaço socialmente partilhado, no que se refere a sua apropriação (num sentido mais simbólico) e ao domínio (num enfoque mais concreto, político-econômico). |
Resumo em outro idioma: | This thesis is the product of a research that aimed to analyze the process of territorial expansion of the University of Caxias do Sul through its regional integration strategies and involvement with practices directed to the development of the Northeast region of Rio Grande do Sul, in the period of 1967 to 1993. The characteristics of the Institution of Superior Education (ISE) were investigated, in front of the main institutional traces, the regional integration strategies were analyzed in their territorial expansion in this region, and the attributed significances evaluated by the academic and external communities regarding its process of regionalization. The research report, constructed around the interpretative analysis, proposed to verify in an embracing way how the social knowledge in determined groups is produced, and how this knowledge manifests itself in this groups relations. The readings of documental texts, combined with the testimonies of agents involved in its elaboration contextualize this production. Under the moscovician Theory of Social Representations, fundament was looked for to comprehend and explicit the produced meanings, which concepts and modalities of apprehension of real are sedimented in a discipline that poses itself as a limit field between Psychology and Sociology. The University and its expansion movements reveal themselves as objects of representation through their importance and the possibility that the knowledge produced be recognized as social construction and produce consequences in the means under which it circulates. In that sense, the socially constructed practice of the University was always a collective representation, starting from a group of idealizers that, through the union of disperse faculties in the 60’s, are considered constituting elements of the materialization of the University of Caxias do Sul. Emphasis is given to its communitarian character, which still needs to be propagated according to the founding values of the communitarian universities, because that is a frail construction in the social imagination. Regarding the regionalization process, the used territory was a socially shared space, while talking about its appropriation (under a more symbolic sense) and its dominance (under a more concrete, political-economic focus). |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Desenvolvimento regional - Caxias do Sul (RS) Representações sociais |
Orientador(es): | Ferreira, Marcos Artêmio Fischborn |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AdileneMattia.pdf | 3.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons