Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/562
Autor(es): Keller, Daiane dos Santos
Título: Na ponta dos dedos : reflexões complexas entre cibernética e aprendizagem de crianças autista.
Data do documento: 2013
Resumo: O fio condutor desta pesquisa iniciou com o fazer psicopedagógico da pesquisadora, que atua com crianças autistas. A partir dessa práxis, mobilizou-a entender as implicações profundas em termos cognitivos, subjetivos, emocionais e neurofisiológicos na relação cibernética proporcionada pela tecnologia touch. Podemos dizer que o maior obstáculo enfrentado pelo Transtorno do Espectro do Autismo é a dificuldade de comunicação e interação. Estereotipias, tais como a repetição de movimentos, são queixas frequentes dos familiares. O foco desta pesquisa é o acoplamento do sujeito autista ao objeto técnico, desencadeando processos cognitivos e afetivos. O quadro teórico que sustenta esta pesquisa traz a complexidade para o entendimento do processo cognitivo/afetivo. A -complexificação pelo ruído-, de Henri Atlan (1992), e a inseparabilidade do conhecer/subjetivar-se, pressuposto da teoria da -biologia do conhecer-, de Humberto Maturana e Francisco Varela (1980), configuram a trama básica para o entendimento das emergências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que propõe trabalhar com os aspectos subjetivos como uma dimensão inseparável de todo processo cognitivo. Os dados gerados são tratados através da ideia de mobilização interna a partir do ruído e do conceito de autopoiesis desenvolvido pela -biologia do conhecer-, sendo que em ambos há o principio de auto-organização. Partindo desses estudos, a questão do tato é destacada, pois algo muito instigante é disparado a partir do toque na tela: o sistema háptico entra em ação e mecanismos neurofisiológicos são acionados. As transformações cognitivas demonstram maior habilidade de superar os níveis de dificuldades dos aplicativos, fazendo diferentes relações entre eles. Entender a cognição de forma ampliada é um caminho que apenas começa nesse paradigma da complexidade versus o autismo.
Resumo em outro idioma: The thread of this research began with the making of educational psychology researcher who works with autistic children. From this practice, she was mobilized to understand the profound implications in cognitive, subjective, emotional and neurophysiologic terms in the relationship with the touch technology. We can say that the biggest obstacle faced by Autism Spectrum Disorder is the difficulty of communication and interaction. Stereotypes, such as the repetition of movements are frequent complaints of relatives. The focus of this research is the coupling of the autistic subject to the technical object, triggering cognitive and affective processes. The theoretical framework that underpins this research brings complexity to the understanding of the cognitive / affective process. The "complexity from noise", Henri Atlan (1992), and the inseparability of knowing / subjectively It is the assumption of the theory of "biology of cognition", Humberto Maturana and Francisco Varela (1980), constitute the basic plot for understanding emergencies. This is a qualitative research, since proposes to work with the subjective as an inseparable dimension of the whole cognitive process. The data generated are handled through the idea of internal mobilization from the noise and the concept of autopoiesis developed by "biology of cognition", and in both there is the principle of self-organization. Based on these studies, the issue of touch is highlighted as something very exciting is triggered from the touch screen: the haptic system kicks in and neurophysiologic mechanisms are triggered. The transformations demonstrate greater cognitive ability to overcome the difficulty levels of applications, making different relationships between them. Understand cognition in a broad way is a path that starts just this complexity paradigm versus autism.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Transtorno autístico
Cognição em crianças
Educação especial
Tecnologia da informação
Orientador(es): Pellanda, Nize
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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