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dc.contributor.authorSantos, Josemar dos-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleJornalismo institucional : metáforas conceituais e recursos argumentativos presentes no discurso jornalístico.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFlôres, Onici Claro-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation investigated the existence of conceptual metaphors and expressive resources of argumentative nature in texts published in institutional periodicals of the universities of Santa Cruz do Sul (Unisc) and Novo Hamburgo (Feevale). The proposal was to identify how the IES validate these literal mechanisms to consolidate on given image, by means of the divulgation of its activities in the institutional periodicals. Theoretically, the study was based in the work of Lakoff and Johnson (2002) about conceptual metaphors. These authors do not only consider the metaphors as linguistic adorns, but, as forms of thinking and acting, being, therefore, ways to understand and to act in society. The used methodology involved the analysis of 12 (twelve) texts selected, among all the publications of the two considered institutions, between December/2009 and April/2010, by means of selective reading (SARDINHA, 2007) and of PIM method for identification of metaphorical expressions and its functions in the process of enlargement senses of information. The analysis also focused discursive heterogeneity, polyphony and generic intertextuality. The intent, besides, was to detect how is the process of assumption and subtext, analyzing the markers of presupposition and the indices of polyphony, in order to apprehend and to reveal the textual implicit presenting in the institutional journalistic discourse.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherJornalismopt_BR
dc.subject.otherMetáforapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/564-
dc.date.accessioned2015-09-01T21:17:44Z-
dc.date.available2015-09-01T21:17:44Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investigou a presença de metáforas conceituais e de recursos expressivos de natureza argumentativa nos textos publicados em jornais institucionais das universidades de Santa Cruz do Sul (Unisc) e de Novo Hamburgo (Feevale). A proposta foi identificar de que forma as IES se valem desses mecanismos textuais para consolidar uma dada imagem, por meio da divulgação de suas atividades nos periódicos institucionais. Teoricamente, o estudo embasou-se no trabalho de Lakoff e Johnson (2002) sobre metáforas conceituais. Esses autores não consideram as metáforas apenas como adereços linguísticos, mas, sim, como formas de raciocinar e agir, sendo, pois, modos de entender e atuar em sociedade. A metodologia empregada envolveu a análise de 12 (doze) textos selecionados dentre todas as publicações das duas instituições consideradas, entre os meses de dezembro/2009 e abril/2010, por meio de leitura seletiva (SARDINHA, 2007) e do método PIM (2009) para a identificação de expressões metafóricas e de suas funções no processo de ampliação dos sentidos da informação. A análise também focalizou questões de heterogeneidade discursiva, de polifonia e de intertextualidade genérica. Buscou-se, ademais, detectar como se dá o processo de pressuposição e de subentendimento, analisando os marcadores de pressuposição e os índices de polifonia, a fim de apreender e desvelar os implícitos textuais presentes no discurso jornalístico institucional.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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