Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/565
Autor(es): Santos, Anderson Roberto dos
Título: A formação dos trabalhadores em suas histórias de vida : a experiência do MOVA/RS em Santa Cruz do Sul como possibilidade de emancipação.
Data do documento: 2010
Resumo: Nas últimas décadas houve um crescimento da oferta, necessidade e complexidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse período ocorreram alterações no modo de produção que exigem dos trabalhadores novos saberes. Na Declaração de Hamburgo, a EJA aparece como "a chave para o século XXI". Chave da emancipação ou da adaptação? Das diversas práticas existentes analisaremos o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul, (MOVA-RS) em Santa Cruz do Sul. Sua particularidade está na relação com a totalidade da Educação. Meu objetivo é descrever, interpretar, compreender e explicar, a partir de histórias de vida de trabalhadores, as contradições presentes e as possibilidades de emancipação desta experiência. Partindo da apresentação de aspectos teórico e metodológicos do objeto de estudo, desde a metodologia escolhida, o materialismo dialético, as justificativas da pesquisa bem como o contexto onde ela se insere e características dos entrevistados. Num segundo momento construímos as particularidades do fenômeno desde a sua história, origem, seus princípios e estrutura e as experiências ao longo desta história. Ao final apontamos as possibilidades de emancipação da experiência analisada. Para uma análise da história da EJA, utilizei os textos de Moacir Gadotti, Carlos Alberto Torres, Vanilda Paiva, Carlos Rodrigues Brandão. Sobre a emancipação, autores do Materialismo Histórico Dialético, da Teoria Crítica, bem como textos clássicos de Immanuel Kant, Karl Marx, Ernst Bloch e Paulo Freire. Realizei uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso a partir da História de Vida de dezesseis participantes do MOVA-RS. Foram duas entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas pelo pesquisador, além de uma coletiva e da análise documental. A formação destes trabalhadores, como fazer-se classe e como formação crítica, evidenciada nos encontros de formação e nas aulas apontam esta (contradição) tensão entre a adaptação e as possibilidades de emancipação. A concretização de alguns direitos, dentre eles a educação, confirma uma melhoria das condições de vida e assinala o questionamento de outros como a própria oferta desta Eja a partir da precarização nas relações de trabalho, na gestão do MOVA-RS. A reprodução da escola indicada na ampliação do conceito de alfabetização gera conflito com a noção de movimento, e aproveitamento dos saberes prévios, pois indica a necessidade da validação, na escola, do saber construído. Esta busca reflete o isolamento dos participantes e o não reconhecimento das práticas coletivas de solidariedade como potenciais de emancipação, a partir da experiência.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Rio Grande do Sul)
Educação de adultos - Rio Grande do Sul
Jovens - Educação
Educação popular
Trabalhadores - Educação
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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