Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Camargo, Tarciso Alex | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A revista Educação Physica e a Eugenia no Brasil (1932-1945). | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Mozart Linhares da | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation has for objective to analyze the relationship between eugenics and physical education in Brazil through magazine Physica Education writings. To reach this objective all the editions of the magazine they were analyzed published among 1932 to 1945, totaling 88 copies. Tried to show the creation of the science eugenic in the occident starting from the century XIX and your articulation in Brazil. The science "of the very born" ones found receptivity in Brazil starting from the decade of 1910, when the Brazilian intellectuals' good part, dedicated the subjects of the national identity, optimists were shown with the new eugenics ideas, because the eugenics, allied to the sanitary, it represented the hope of racial regeneration of the Brazilians.. The principal eugenist of the time in Brazil, the doctor from São Paulo Renato Ferraz Kehl, dedicated decades of your life in the popularization and organization of the movement eugenic, becoming a reference not profile when it is studied the movement eugenic in the country. The discipline physical education was understood by the eugenist as one more of the strategies of improvement of the race. In that direction, the magazine Physica Education also linked with the science eugenic, because it published several goods of renowned eugenics intellectuals, with prominence for the already mentioned Renato Kehl, Fernando of Azevedo and Hollanda Loyola, director and editor of the newspaper. Those added thinkers the other authors and editors of the magazine understood the physical education as a fundamental element for the cause eugenic. The thought eugenic in Brazil had a preventive " character " that it didn't despise the social explanations for the Brazilian man's degeneration ", to the opposite, it is constituted as allied of the higienism exactly in the construction of a social eugenia with prophylactics objectives. In that weighs the scientific racism to be the tonic of the speech Brazilian eugenic, the specification of the national eugenism/sanitarism it is exactly in that hybrid solution. The magazine Physica Education was aligned with the precepts of this “prophylactics eugenics ", preventive. In that sense the physical education could act in the physical constitution, in the invigoration of the health and in the Brazilian man's corporal vigor, and regenerating, debugging, and refining the race that should be built. In that way the Education Physica magazine inside of your project of "positive" eugenics, indicated the physical education as fundamental piece for the brazilian man eugenically. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Eugenia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação física - História | pt_BR |
dc.subject.other | Revista Educação physica - História | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/566 | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-01T21:57:03Z | - |
dc.date.available | 2015-09-01T21:57:03Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo analisar a relação entre eugenia e educação física no Brasil através dos escritos da revista Educação Physica. Para alcançar este objetivo foram analisadas todas as edições da revista publicados entre 1932 a 1945, totalizando 88 exemplares. Procuramos mostrar a criação da ciência eugênica no ocidente a partir do século XIX e sua receptividade no Brasil. A ciência "dos bem nascidos" encontrou articularidade no Brasil a partir da década de 1910, quando boa parte dos intelectuais brasileiros, dedicados as questões da identidade nacional, mostraram-se otimistas com as novas ideias eugênicas, pois a eugenia, aliada ao higienismo, representou a esperança de regeneração racial dos brasileiros. O principal eugenista da época no Brasil, o médico paulista Renato Ferraz Kehl, dedicou décadas de sua vida na divulgação e organização do movimento eugênico, tornando-se uma referência incontornável quando se estuda o movimento eugênico no país. A disciplina Educação Física foi entendida pelos eugenistas como mais uma das estratégias de aperfeiçoamento da raça. Nessa direção, a revista Educação Physica também se relacionou com a ciência eugênica, pois publicou diversos artigos de renomados intelectuais eugenistas, com destaque para o já citado Renato Kehl, Fernando de Azevedo e Hollanda Loyola, diretor e redator do periódico. Esses pensadores somados a outros autores e redatores da revista entendiam a educação física como um elemento fundamental para a causa eugênica. O pensamento eugênico no Brasil teve um caráter "preventivo" que não desprezava as explicações sociais para a "degeneração" do homem brasileiro, ao contrário, se constitui como aliada do higienismo justamente na construção de uma eugenia social com objetivos profiláticos. Em que pese o racismo científico ser a tônica do discurso eugênico brasileiro, a especificidade do eugenismo/higienismo nacionais está justamente nessa solução hibrida. A revista Educação Physica estava alinhada com os preceitos desta "eugenia profilática", preventiva. Nesse sentido a educação física poderia atuar na constituição física, no fortalecimento da saúde e no vigor corporal do homem brasileiro, e regenerando, depurando, e refinando a raça que deveria ser construída. Dessa forma a revista Educação Physica dentro de seu projeto de "eugenia positiva", elencou a educação física como peça fundamental para eugenizar o homem brasileiro. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TarcisoCamargo.pdf | 11.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons