Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/567
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dc.contributor.authorFröhlich, Raquel-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAvaliação e pareceres descritivos : a (des) construção do "sujeito - aluno especial".pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Mozart Linhares da-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis work aims at both analyzing and problematizing discourses about “special-student subjects” in processes of school learning evaluation as expressed in Descriptive Evaluations produced in a public school in Rio Grande do Sul. Based on studies by Michel Foucault and other authors that have problematized educational issues, I have presented a discussion about marks and recurrences found in documents of Descriptive Evaluations of “special-student subjects” in a regular school, and ,consequently, about the production of such subjects and the risk management that they may demand from school in terms of norm and order. Thirty-nine documents corresponding to 15 students with mental deficiency attending a state regular school in 2009 have been analyzed, considering children from child education to 4th grade. School, as a modern institution, has “emerged” from the need to “educate and normalize” subjects, thus fitting people into a certain norm. Therefore, we may think about public processes and policies for inclusion of “special-student subjects” in regular school as a form of control, normalization and normatization, a way to conform those subjects to a certain standard of students that has been historically, culturally and socially constructed. To attain this goal, school has used different techniques; one of them is school evaluation. This has been the focus of discussions that have been increasingly present in school spaces, due to an external evaluation policy that Federal and State governments have structured as a form of control of both what and how to teach at school. Among the different kinds of evaluation, the Descriptive Evaluations are instruments that constitute a “special-student subject” (described in detail) in regular school, and lead to a subjectivation process, allowing for mapping, ranking and, thus, normalizing subjects, by operating from a network of knowledges that become “truths” about those subjects. Such documents are discourses about school subjects which, in their marks and recurrences, set “abnormality standards” for “special-student subjects”. Besides that, Descriptive Evaluations attempt to approximate subjects to a standard of “ideal student”, through prescriptions to improve them. Hence, discourses of Descriptive Evaluations produce certain knowledges and “special-student subjects” in regular school, as well as shape a “teacher being” as they “regulate the way teachers see” those subjects.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/567-
dc.date.accessioned2015-09-01T22:04:06Z-
dc.date.available2015-09-01T22:04:06Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar e problematizar os discursos sobre os "sujeitos-alunos" especiais em processos de avaliação escolar, expressos em Pareceres Descritivos produzidos em uma escola da rede pública estadual do estado do Rio Grande do Sul. Através de recortes do pensamento de Michel Foucault e de autores que com ele problematizaram questões educacionais, apresento uma discussão acerca das marcas, das recorrências encontradas nos documentos dos Pareceres Descritivos sobre os "sujeitos-alunos" especiais na escola comum, e, conseqüentemente, a produção de tais sujeitos e o gerenciamento do risco que estes podem vir a oferecer à norma e ordem escolar . Para tanto, foram analisados 39 documentos do ano de 2009, de 15 alunos com deficiência mental matriculados desde a educação infantil até a 4ª série de uma escola estadual comum. A escola, como instituição moderna, "nasce" da necessidade de "educar e normalizar" sujeitos, de colocar as pessoas dentro de certa norma. Assim, podemos pensar os processos e políticas públicas de inclusão escolar do "sujeito-aluno especial" na escola comum como uma forma de controle, normalização e normatização, de tentar colocá-lo dentro de certo padrão de aluno, que foi historica, cultural e socialmente construído. Para alcançar tal objetivo, a escola lança mão de diferentes técnicas, entre as quais está a avaliação escolar. Esta tem sido alvo de discussões cada vez mais presentes nos espaços escolares, em virtude de uma política de avaliação externa que vem se estruturando, através dos Governos Federal e Estadual, como forma de controle do que e como se ensina nas escolas. Dentre as diferentes formas de avaliar, os Pareceres Descritivos são instrumentos que constituem um "sujeito-aluno especial" (descrito em seus pormenores) dentro da escola comum, e que levam a um processo de subjetivação, permitindo um esquadrinhamento, uma classificação e, consequentemente, uma "normalização" que opera a partir de uma rede de saberes construídos e que se tornam "verdades" a respeito desse sujeito. Tais documentos se constituem como discursos sobre os sujeitos escolares que, em suas marcas e recorrências, marcam "padrões de anormalidade" para esse "sujeito-aluno" especial. Além disso, o Parecer Descritivo tenta, através da prescrição de como melhorar tal sujeito, aproximá-lo de um padrão de "aluno ideal". Assim, os discursos dos Pareceres Descritivos produzem certos saberes e "sujeitos-alunos especiais" dentro da escola comum, bem como formatam um "ser-professor" ao "regular o olhar" deste sobre o sujeito.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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