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dc.contributor.authorAnacker, Adriane-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleQualificação profissional : um estudo com trabalhadores da área da enfermagem.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorViegas, Moacir Fernando-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnfermeiros - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherQualificações profissionaispt_BR
dc.subject.otherEducação permanentept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/568-
dc.date.accessioned2015-09-01T22:08:40Z-
dc.date.available2015-09-01T22:08:40Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal, descrever e analisar as representações dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, acerca das práticas educativas de que participam para busca de qualificação profissional em serviço. A realização de práticas educativas, no ambiente de trabalho, qualifica o trabalhador e desenvolve nele uma consciência e uma maior responsabilidade sobre o seu próprio trabalho, e a educação deverá ser para o trabalhador, uma prática sistematizada e participativa em que o pensar e o fazer são atos fundamentais do aprender no trabalho. Pensamos que as propostas de qualificação profissional, nos locais de trabalho, devem ir além da necessidade, tanto por parte da empresa, quanto do trabalhador, de adequarem-se ao mercado de trabalho, preparados não apenas para receber, atender e oferecer aos usuários que os procuram, um atendimento de excelência. Assim, acreditamos que as práticas educativas devem ir além de uma concepção tradicional, que apenas sustenta as práticas sociais, objetivando manter tudo como está, escondendo as contradições e as possibilidades de mudanças. Realizamos a pesquisa, do tipo qualitativa, por nos permitir um confronto das perspectivas diferentes do nosso objeto de estudo, no sentido de entender o real cotidiano do trabalhador da área da enfermagem e suas práticas educativas em serviço. As entrevistas foram semi-estruturadas e gravadas com enfermeiros e técnicos de enfermagem, no seu local de trabalho, um hospital situado no vale do Rio Pardo. Para análise dos dados coletados, usamos as categorias da contradição e da totalidade, que para Cury (1985) expressam o conjunto das relações sociais no capitalismo. Entendemos que o saber que nasce do fazer, nasce de fazeres diferentes e contraditórios. Desta forma, acreditamos no produto destas relações como meio de descobertas para o pesquisador compreender o dinamismo que envolve o trabalho, a educação e as práticas educativas. Trazemos em nossa análise dos dados, as representações dos trabalhadores na área da enfermagem, sobre a organização das práticas educativas e a qualificação profissional em serviço. Percebemos, com a realização da pesquisa, uma rotatividade intensa do enfermeiro com uma sobrecarga de trabalho para desenvolver suas atividades, desta forma, comprometendo o seu desempenho, tanto no acompanhamento dos técnicos de enfermagem, quanto na realização das práticas educativas em serviço. Neste sentido, buscamos evidenciar, acima de tudo, o enfermeiro como sendo um agente de transformação, criando e recriando sua práxis no seu ambiente de trabalho junto com a sua equipe de enfermagem, entendendo que, as práticas educativas, vão proporcionar a sua equipe um ganho coletivo no que diz respeito à organização dos serviços, qualificação profissional e satisfação dos usuários. Educar é algo mais formal e abrange mais do que treinar.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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