Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/571
Autor(es): | Rosa, Patricia Vargas da |
Título: | Navegando no jornal em sala de aula : leitura e autopoiese. |
Data do documento: | 2008 |
Resumo: | A presente dissertação é resultado da investigação sobre o trabalho com a leitura de jornal em sala de aula como dispositivo mobilizador no processo de autoprodução (autopoiese) de alunos de classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A concepção de autopoiese, de Maturana e Varela (2001), explica a reelaboração subjetiva que ocorre no sujeito em seu viver/conviver e norteou a formulação do problema de pesquisa: como a leitura de jornal em sala de aula pode atuar como dispositivo provocador de transformações cognitivo-afetivas em alunos de alfabetização na EJA? O estudo, desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, apresenta uma revisão teórica, a metodologia aplicada e a análise e interpretação dos dados produzidos a partir da intervenção através de oficinas, em que foram aplicados como métodos a conversação, entrevistas e a escrita em diário de bordo. A pesquisa de campo foi desenvolvida com alunos de alfabetização da Educação e Jovens e Adultos de uma escola pública de Cachoeira do Sul. A utilização do jornal em sala de aula oportunizou a criação de redes afetivo-cognitivas em que a relação constante entre o ler, o conversar e o escrever provocaram a complexificação dos sujeitos. O papel do professor como questionador e agregador mostrou-se importante na mediação entre os alunos e o que é lido. O trabalho com a leitura de jornal na sala de aula é proposto como uma alternativa às práticas pedagógicas centradas na reprodução e passividade. A atividade é também significativa para a alfabetização de jovens e adultos, tendo em vista o caráter social de seus textos e a ampla possibilidade de reinterpretação a partir da sua leitura. |
Resumo em outro idioma: | The present dissertation came from the investigation about the work with newspaper reading in classroom as method used in the improvement of the formation (autopoiese) of students in a class of literacy. This group is part of the Education of Youths and Adults (EJA). The idea of autopoiese, from Maturana and Varela (2001), explains the subjective new elaboration that happens in the subject in your living/living together and orientated the formulation of the problem of the research: how can the newspaper reading in class room act as a provocative method of cognitive-affective transformations in literacy students in EJA? The study, developed from the qualitative approach, presents a theoretical revision, the applied methodology and the analysis and interpretation of the data produced starting from the intervention through workshops, in which were applied as methods the conversation, interviews and writing in board journal. The field research was developed with students of literacy of the Education and Young and Adults from a public school of Cachoeira do Sul. The use of the newspaper in classroom allowed the creation of affective-cognitive nets in that the constant relationship among reading, the to talk and writing provoked the complexification of the subjects. The role of the teacher as investigator and encharged for joining shown important in the mediation among the students and the that is read. The work with the newspaper reading in the classroom is proposed as an alternative to the pedagogic practices centered in the reproduction and passivity. The activity is also significant for the youths as well as and adults' literacy, considering the social character of their texts and the wide possibility of the new interpretation from their reading. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Autopoiese Leitura - Teoria Cognição Educação de adultos Leitura de jornais Atividades criativas na sala de aula |
Orientador(es): | Pellanda, Nize |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PatriciaVargas.pdf | 18.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons