Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/576
Autor(es): Pacheco, Letícia Priscila
Título: O inglês instrumental no ensino técnico profissionalizante.
Data do documento: 2013
Resumo: Propomos uma pesquisa sobre a relevância do estudo da língua inglesa como língua estrangeira no curso técnico subsequente ao ensino médio de Eletromecânica. É a busca da formação humana para agir significativamente na sociedade que motiva a formação destes futuros profissionais em áreas que vão além de sua instrução teórica e prática no campo específico de conhecimentos de seu curso. Partimos de uma pesquisa bibliográfica no âmbito da historicidade da inclusão de disciplinas que desenvolvam a linguagem nos cursos técnicos do Instituto Federal Sul-riograndense, seguindo para um diálogo com teóricos de aquisição de segunda língua. Utilizamos, como base para nossos estudos, o Interacionismo de Vygotski e o papel da cognição humana para a aquisição de uma segunda língua e a aprendizagem da leitura. Prosseguimos com um levantamento bibliográfico quanto à importância das estratégias de leitura em língua estrangeira para estudantes iniciais de língua inglesa, partindo da realidade de carga horária reduzida para o ensino do idioma. Na parte empírica da pesquisa, buscamos informações que pudessem ser relevantes para a formação escolar destes sujeitos, sendo realizadas visitas a empresas do setor metalmecânico e fumageiro para conhecermos melhor a realidade profissional dos técnicos em Eletromecânica e a influência que o contato com a língua inglesa em sua vida diária pode ter no processo de aprendizagem da leitura em L2. Os participantes da pesquisa responderam, ainda, a um questionário sobre o histórico escolar e realizaram um pré-teste e um pós-teste de leitura em língua inglesa. Entre a aplicação dos dois testes os estudantes participaram de oficinas de utilização de estratégias de leitura em L2, como forma de intervenção para posterior avaliação do seu desempenho nos testes realizados. Observamos que houve expressiva melhora no desempenho dos estudantes após a instrução sobre o uso das estratégias de leitura e o ensino de vocabulário técnico específico da área, demonstrando que, mesmo com poucos conhecimentos em língua inglesa, estas podem ser prioridades para o ensino da língua inglesa em cursos técnicos, atuando como meio de instrumentalização para o trabalho e para a vida.
Resumo em outro idioma: We propose a study on the relevance of the study of English as a foreign language in the subsequent technical course of Electromechanics. It is the pursuit of human formation to act significantly in society that motivates the formation of future professionals in areas that go beyond its theoretical and practical instruction in the specific field of expertise of the course. We start with a literature review within the historicity of the inclusion of subjects related to language in technical courses at the Instituto Federal Sul-rio-grandense, following to a dialogue with theorists of second language acquisition. The base for our studies is Vygotski Interactionism and the role of human cognition to acquire a second language and learning to read. We continue with a literature review on the importance of reading strategies in foreign language for beginner students of the English language, based on the reality of reduced workload for teaching the language. In the empirical part of the research, we seek information that could be relevant to the education of these students, there have been made visits to companies in the metal-mechanic and tobacco sector to know better the reality of technician professionals in Electromechanical and the influence that the contact with the English language in their daily lives may have in the process of learning to read in L2. Survey participants also completed a questionnaire about the school history and performed a reading pretest and a posttest in English. Between the two tests students participated in workshops on the use of reading strategies in L2, as an intervention for further evaluation of their performance in tests. We observed significant improvement in student performance after instruction on the use of reading strategies and teaching of specific technical vocabulary of this area, showing that even with limited knowledge in English, these can be priorities to English language teaching in technical courses, considering that it can facilitate contact with the language as a form of instrumentalization for work and life.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Língua inglesa - Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Aquisição da segunda língua
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeticiaPacheco.pdf5.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons