Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/577
Autor(es): Andrade, Fabiano Felten de
Título: Conhecimento e mito na obra de Hesíodo.
Data do documento: 2013
Resumo: Nesta dissertação abordamos a relação entre conhecimento e mito nas obras Teogonia e Os trabalhos e os dias, de Hesíodo, a partir do pressuposto de que mito, no contexto hesiódico, era a forma de linguagem que descrevia e realizava a experiência de participar de um mundo constituído por deuses. Nesse sentido, buscamos averiguar, conforme os poemas de Hesíodo, em que consiste conhecimento, através de um processo de imersão na obra do poeta grego. No primeiro capítulo examinamos o autor e seu contexto, privilegiando descrições presentes na Teogonia e em Os trabalhos e os dias e relacionando-as a questões historicamente estabelecidas. No segundo capítulo abordamos a obra hesiódica, que em seu contexto, imerso na oralidade, se configurou como um conjunto de cantares cujo dom - forma e sentido - procedeu de deusas nomeadas Musas filhas de Zeus e Memória. No terceiro capítulo verificamos que dom, que forma e que sentido foram esses, e exemplificamos, com a narrativa de Prometeu, presente em ambos os poemas, a revelação (o conhecimento) de aspectos fundamentais da condição humana.
Resumo em outro idioma: This work deals with the relationship between knowledge and myth in Hesiod’s Theogony and Works and days, from the assumption that myth, in the Hesiodic context, was the form of language which described and performed the experience of taking part in a world that consisted of gods. In this sense, we seek to ascertain, according to Hesiod’s poems, of what this knowledge consists, through a process of immersion in the Greek poet’s work. In the first chapter we examine the author and his context, focusing on descriptions contained in Theogony and Works and days, and relating them to historically established issues. In the second chapter we discuss Hesiod’s work, which, in his context, steeped in an oral tradition, configured itself as a set of songs whose gift – form and sense – proceeded from goddesses named Muses, daughters of Zeus and Memory. In the third chapter we verify what gift, what form and what sense was that, and exemplify, with the narrative of Prometheus, present in both poems, the revelation (knowledge) of fundamental aspects of the human condition.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Hesíodo - Crítica e interpretação
Poesia grega - História e crítica
Orientador(es): Gai, Eunice Piazza,
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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