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dc.contributor.authorBrito, Carlos Eduardo Pinheiro-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleFilosofar no ensino médio, o agir comunicativo habermasiano como possibilidade de emancipação.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSiqueira, Janes Teresinha Fraga-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to study the act of Philosophizing in the classroom in the context of a school – Military School of Santa Maria - that belongs to the Brazilian Military School System. During the research, it was intended to understand if the Philosophizing process means a possibility for emancipation of thoughts when Philosophy is approached in high school. Thus, the context of the research was studied, a Military School, through essays written by thirteen students about the following topic: “What makes us humans?” “Is the world admirable?” This activity happened during the Philosophy Olympics in Porto Alegre in 2011. The theoretical reference used to carry out the research was the Communicative Act Theory, by Habermas. In order to do this study, the essays were categorized between the World of System and The World of Life in a last moment of dialectic materialistic analysis. To get to these major categories, it was necessary to understand how the adolescents who wrote the analyzed essays see their worlds and the reality in which they live. So, we categorized what the students showed in their essays where their intentions for corrections appeared in their discourses: sincerity, correction and truth intentions. These intentions in their discourse also reveal the differences and interdependencies we have with the world: they reveal as objective, social and subjective world. Thus, the Habermas reflection helps us to analyze if these adolescents can, despite of being from the Military School, and their families being from military contexts, Act Communicatively, searching for autonomy of their thoughts. Communicative Acting is free from coerciveness and rich in the search for the understanding about the world reality. Therefore, what was noticed during the research was that the Communicative Act is a hope for change in school teaching which involves Philosophy as a subject. Teaching it not as a thought history transmission, but as thought history produced and reproduced every class in the discussions, during the Philosophizing act as teachers and students’ responsibilities based on the history of human thought. This way, we understand this work as a search for a teaching method for Philosophy in high schools. Once we know this is a likely and feasible dream, it is up to us to keep writing.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação - Filosofiapt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/579-
dc.date.accessioned2015-09-02T18:39:40Z-
dc.date.available2015-09-02T18:39:40Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo estudar o Filosofar em sala de aula, no contexto de uma Escola pertencente ao Sistema Colégio Militar do Brasil, o Colégio Militar de Santa Maria. Na pesquisa, foi investigado se o processo do Filosofar é possibilidade de emancipação do pensamento quando se trata da Filosofia no Ensino Médio. Para tal objetivo, buscou-se estudar o contexto de inserção da pesquisa, um Colégio Militar, através das redações de treze alunos escritos com o tema: -O que nos torna humanos? O mundo é admirável?- Esta escrita desenvolveu-se por ocasião da Olimpíada de Filosofia realizada em Porto Alegre em 2011. O escopo teórico usado para realizar a pesquisa foi a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. Para realização do estudo, procurou-se categorizar as redações entre o Mundo do Sistema e o Mundo da Vida num último momento de análise materialista dialética e como isto foi feito. Para chegar a estas categorias maiores, buscou-se entender como os adolescentes que tiveram suas redações analisadas viam o seu mundo e a realidade em que estavam inseridos. Para isso, categorizou-se o demonstrado pelos educandos através de redações onde comprovaram as pretensões de correções que se destacaram em seus discursos: pretensão de sinceridade, de correção e de verdade. Estas pretensões, dentro do discurso, revelaram também as diferenças e dependências que foram vistas e tinham com o mundo: revelaram-se como mundo objetivo, mundo social e mundo subjetivo. Assim, a reflexão habermasiana serviu para analisar se estes adolescentes, mesmo há tempo inseridos no CMSM e sendo suas famílias, famílias de militares, conseguiam Agir Comunicativamente, buscando a autonomia de seu pensamento. Agir Comunicativo é livre de coerção e rico na busca pelo entendimento acerca das realidades do mundo e, assim, o que se observou no desenvolvimento da pesquisa foi que o Agir Comunicativo é esperança de mudança no ensino escolar que envolve a Filosofia como disciplina colocando-a não como transmissão de uma história do pensamento, mas como história do pensamento que se faz e refaz a cada aula, nas discussões, no Filosofar como responsabilidade de professores e alunos embasada na história do pensamento humano. Dessa forma, entende-se o trabalho como busca de um método de ensino-aprendizagem para a Filosofia no Ensino Médio. Sabendo-se, então, que este sonho é um inédito viável cabendo, dessa forma, continuar escrevendo.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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