Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/580
Autor(es): Heller, Sabrine Elma
Título: Leitura de clássicos no ensino médio : possibilidades de cognição.
Data do documento: 2010
Resumo: Esta dissertação versa sobre a questão da leitura de textos clássicos no Ensino Médio, relatando e analisando os resultados de uma proposta de um projeto de leitura em sala de aula, na qual os alunos criam adaptações cinematográficas para contos de Machado de Assis, interessando também o processo de mediação e sua repercussão nesse processo. Parte-se de uma revisão bibliográfica das diretrizes apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), a fim de contextualizar o nível de ensino envolvido, especificando-se os pressupostos para a área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Dessas informações, encaminham-se reflexões sobre o papel da literatura na formação dos sujeitos autônomos e criadores, especificando-se a função da leitura literária na escola. Paralelamente a isso, fundamenta-se o trabalho com textos clássicos no Ensino Médio, resultando na escolha de contos de Machado de Assis como opção de leitura que conjuga os elementos anteriores. Após refletir sobre a necessidade e importância da mediação do professor em atividades de leitura de obras literárias, relata-se uma experiência realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, na qual foram desafiados a produzirem roteiros de cinema baseados em contos machadianos. Apresentam-se análises de três contos bem como dos seus respectivos roteiros, verificando-se aspectos dos textos literários adaptados que se mantiveram e/ou os que foram subvertidos. Para uma análise abrangente, além dos aspectos estéticos e de conteúdo, apontam-se alguns elementos que configuram o período de vida adolescente e que pode indicar influências nos resultados da leitura feita. Ao avaliar o material criado pelos alunos, relacionando-o aos textos escolhidos, pode-se verificar que se extrapolou a abordagem tradicional do texto literário, de características de estilo ou de elementos narrativos determinados, favorecendo a abertura para a voz dos estudantes, os quais, envolvidos pelas narrativas a que se dedicaram, experienciam o prazer de ler e de produzir conhecimento através da literatura. As obras clássicas, nesse sentido, mostram-se relevantes para a formação de leitores, por proporcionar e gerar conhecimento sobre a humanidade, pelo seu caráter universal e atemporal. Além disso, sendo a adolescência um período de ajustes e confirmações de sua identidade, é fundamental, então, que o trabalho docente com a leitura de obras chamadas -clássicas- seja uma prática criadora, com uma mediação que privilegie a interação e autonomia dos alunos, resultando em formação de leitores e cidadãos.
Resumo em outro idioma: Esta disertación versa sobre la cuestión de la lectura de textos clásicos en la Enseñanza Secundaria, relatando y analizando los resultados de una propuesta de un proyecto de lectura en sala de aula, en la cual los alumnos crean adaptaciones cinematográficas para cuentos de Machado de Assis, interesando también el proceso de mediación y su repercusión en ese proceso. Se parte de una revisión bibliográfica de las directrices indicadas por los Parámetros Curriculares Nacionales para la Enseñanza Secundaria (PCNEM), con la finalidad de contextualizar el nivel de enseñanza involucrado, especificándose los presupuestos para el área de Lenguaje, Códigos y sus Tecnologías. De esas informaciones, se encaminan reflexiones sobre el papel de la literatura en la formación de los sujetos autónomos y creadores, especificándose la función de la lectura literaria en la escuela. Paralelamente a eso, se fundamenta el trabajo con textos clásicos en la Enseñanza Secundaria, resultando en la elección de cuentos de Machado de Assis como opción de lectura que conjuga los elementos anteriores. Después de reflexionar sobre la necesidad e importancia de la mediación del profesor en actividades de lectura de obras literarias, se relata una experiencia realizada con alumnos de 2º ano de Enseñanza Secundaria, en la cual fueron desafiados a producir guiones de cine basados en cuentos machadianos. Se presentan análisis de tres cuentos bien como de sus respectivos guiones, verificándose aspectos de los textos literarios adaptados que se mantuvieron y/o los que fueron subvertidos. Para un análisis amplio, además de los aspectos estéticos y de contenido, se señalan algunos elementos que configuran el período de vida adolescente y que pueden indicar influencias en los resultados de la lectura realizada. Al evaluar el material creado por los alumnos, relacionándolo a los textos elegidos, se puede verificar que se extrapoló el abordaje tradicional del texto literario, de características de estilo o de elementos narrativos determinados, favoreciendo la apertura para la voz de los estudiantes, los cuales, involucrados por las narrativas a que se dedicaron, experimentan el placer de leer y de producir conocimiento a través de la literatura. Las obras clásicas, en ese sentido, se muestran relevantes para la formación de lectores, por proporcionar y generar conocimiento sobre la humanidad, por su carácter universal y atemporal. Además de eso, siendo la adolescencia un período de ajustes y confirmaciones de identidad, es fundamental, entonces, que el trabajo docente con la lectura de obras llamadas “clásicas” sea una práctica creadora, con una mediación que privilegie la interacción y autonomía de los alumnos, resultando en formación de lectores y ciudadanos.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Leitura - Estudo e ensino (Ensino médio)
Literatura (Ensino médio)
Contos
Mediação
Cognição
Orientador(es): Gai, Eunice Piazza
Coorientador(es): Ramos, Flávia Brocchett
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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